Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > nem te conto
Whatsapp Whatsapp
NEM TE CONTO

Polêmica no 'BBB 19', ronco pode fazer mal à saúde

omo as causas do ronco são variadas, qualquer pessoa é passível de roncar

Redação iBahia • 23/01/2019 às 15:22 • Atualizada em 27/08/2022 às 8:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O ronco de Rodrigo e de Gustavo foi o motivo da primeira discórdia do “BBB 19”. Incomodada com o barulho, Isabella convocou a casa para discutir a situação. Como as causas do ronco são variadas, qualquer pessoa é passível de roncar, tanto que dias depois, a loura foi flagrada roncando.

— Esse problema é a expressão sonora de alguma obstrução de via aérea. Pode ser do nariz, da garganta e até mesmo do tórax. Os dois principais motivos desta obstrução são o peso elevado e doenças como rinite e sinusite — explica Sérgio Pontes, pneumologista da Aliança Instituto de Oncologia.

Rodrigo foi alvo de comentários por conta do ronco

O cansaço é outro motivo que pode levar uma pessoa a roncar, assim como o uso de remédios para dormir ou relaxantes musculares. Isso ocorre porque os músculos das vias aéreas ficam relaxados e acabam dificultando a passagem de ar, fazendo barulho.

O ronco se torna mais um problema para quem dorme próximo do que para o próprio roncador. Mas, quem ronca com frequência pode sofrer também de apneia do sono, que é quando a pessoa para de respirar enquanto dorme.

— Nesses casos, é importante procurar inicialmente a ajuda de um otorrinolaringologista para estudar a anatomia da região da garganta, para ver o que pode ser feito. Nessa região há inúmeras estruturas que podem estar aumentadas e gerar ruído com a passagem de ar — comenta Walter Gomes Filho, pneumologista da Policlínica Granato.

Quem sofre de apneia do sono deve procurar um especialista o quanto antes, já que as crises podem desencadear problemas sérios de saúde. — Quando o nível de oxigênio cai e o de gás carbônico sobe, o corpo libera adrenalina e isso aumenta a frequência cardíaca e respiratória para equilibrar a situação. Quem tem apneia pode ter dificuldade de perder peso, além de pressão alta e diabetes — exemplifica Andrea Bacelar, neurologista e presidente da Associação Brasileira do Sono.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto