Saúde

Pouco calórico e altamente nutritivo: conheça os benefícios de consumir palmito

Vegetal é rico em fibras alimentares, vitaminas (A, C e do complexo B) e minerais (ferro, cálcio, fósforo, potássio e magnésio)

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Está procurando um alimento nutritivo, leve e saboroso para incluir em seu cardápio? Se sim, o palmito pode ser um excelente aliado. O vegetal é rico em fibras alimentares, vitaminas (A, C e do complexo B) e minerais (ferro, cálcio, fósforo, potássio e magnésio).

Em entrevista ao Taeq, a nutricionista Daniella Chein explicou que o palmito é um alimento excelente para o consumo diário. "O palmito contém potássio que auxilia na pressão arterial, nos batimentos cardíacos, evita as cãibras, favorecendo também a perda de peso, sendo uma excelente opção para quem vai iniciar uma dieta de restrição calórica ou já faz uma". A nutricionista ainda listou seis razões para colocar o palmito em seu cardápio diário. Confira: 

1 - Favorece o emagrecimento saudável: o palmito possui poucas calorias (cerca de 30 Kcal em 100 g do alimento cru), sendo ideal para compor a dieta de quem deseja perder peso, sem abrir mão de alimentos saborosos.

2 - Fortalece o sistema imunológico: fonte de vitamina C, o palmito se torna um alimento responsável por fortalecer o nosso sistema imune e deixá-lo livre de enfermidades, gripes e resfriados muito comuns nessa época mais fria do ano. Por ser um agente antioxidante, a substância também ajuda a combater o envelhecimento precoce das células.

3 - Proporciona um coração saudável: com o potássio em sua composição, o palmito se torna um aliado perfeito da nossa saúde cardiovascular. O consumo regular do vegetal pode atuar no controle da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, além de promover a saúde do músculo. 

4 - Melhora o trânsito intestinal: rico em fibras alimentares, o palmito é ideal para tornar o intestino saudável, proporcionar saciedade e ainda prevenir a constipação e a prisão de ventre. As fibras dietéticas ainda ajudam a diminuir a sensação de desconforto causadas pelo inchaço e contribuem com a redução da retenção de líquido.

5 - Beneficia o sono: a vitamina B6 encontrada no vegetal, ajuda a diminuir a oscilação de humor e o desequilíbrio hormonal, garantindo um descanso maior junto a sensação de bem-estar.

6 - Auxilia no desenvolvimento dos músculos: o palmito é uma boa fonte de zinco, substância essencial para nutrir os músculos e ajudar no desenvolvimento. Além disso, o zinco ajuda na síntese das proteínas que também são importantes para a qualidade muscular.

O palmito tem várias formas de consumo. Pode ser ingrediente do seu espaguete, da sopa de creme, da torta salgada, um acompanhamento do gratinado de abobrinha ou de um mix de salada com tomate cereja. 

A nutricionsita ainda alertou que há restrição para o consumo do palmito: "Ele contém porção significativa de sódio, o que pode contribuir com a retenção de líquido, por isso, se o seu organismo tende a essa retenção, evite-o ou combine-o com outros alimentos que induzam ao equilíbrio, dessa forma evitando alguns prejuízos ao seu metabolismo", completa.