Saúde

Prato saudável: entenda como as cores dos alimentos interferem na sua vida

De acordo com a psicóloga Cláudia Pardellas, as cores dos alimentos podem interferir diretamente no nosso apetite

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Para ter uma alimentação equilibrada, o ideal é deixar o prato sempre colorido (no mínimo cinco cores). A psicóloga Cláudia Pardellas, da Taeq, garantiu que as cores transmitem diferentes sensações.

De acordo com a psicóloga Cláudia Pardellas, as cores dos alimentos podem interferir diretamente no nosso apetite e na sensação de saciedade. "Assim entende-se que a cor, a textura, a apresentação do alimento são fatores que ajudam a despertar ou não o apetite. Dessa forma, as que mais o estimulam são vermelho, amarelo e laranja, enquanto as que causam saciedade são azul e cinza", esclarece.

Veja a lista preparada pela Taeq com sete cores que precisam fazer parte do seu cardápio

Legenda
1- Vermelho: alimentos de cor vermelha oferece vitamina C, antioxidantes e dão vitalidade e energia.

De acordo com Cláudia Pardellas, a cor vermelha é boa para ter em um prato em dias frios, pois transmite a sensação de calor. O vermelho também estimula o erotismo e o desejo, para apimentar a vida sexual.

Alimentos: tomate, melancia, pimentão vermelho e frutas vermelhas.

2- Rosa: a cor é muito boa para estimular a afetividade e remete a gente a lembranças da nossa infância. Os alimentos rosados são ótimas pedidas para jantares românticos, para mulheres que querem engravidar (eles energizam o sistema reprodutor feminino).

Alimentos: lichia, manga rosa,  iogurte de morango e beterraba.

3- Laranja: essa cor abre o apetite e melhora a timidez. Além disso, promover a dilatação dos brônquios, para quem tem problemas respiratórios. Os alimentos laranja são ricos em vitamina C, antioxidantes, melhoram a visão e combatem os radicais livres, além possuírem betacaroteno, que participa na produção de colágeno e melhora a pele.

Alimentos: mamão, cenoura, abóbora, pêssego, tangerina e manga.

4- Amarelo: consumir alimentos amarelos estimulam a inteligência e a criatividade.  Eles também são ricos em vitamina C e betacaroteno e ajudam no fortalecimento dos ossos.

Alimentos: pimentão amarelo, batata, milho, gema de ovo, queijos e frutas, como carambola, abacaxi e maracujá.

5- Verde: os alimentos verdes transmitem tranquilidade, sensação de estabilidade e equilíbrio. Eles são muito indicados para pessoas que têm compulsão alimentar. Além disso, são ricos em clorofila, que traz vários benefícios à saúde, e são fonte de fósforo e ferro.

Alimentos: folhas e vegetais, além de alimentos como abacate, kiwi, abobrinha, quiabo e repolho.

6- Roxo: os alimentos roxos e lilás possuem propriedades de bem-estar e energização, pois atuam diretamente em nosso sistema nervoso. Previnir o envelhecimento das células e proteger o coração também são benefícios dos alimentos roxos.

Alimentos: beterraba, uva, jabuticaba, repolho roxo, alcachofra e ameixa.

7- Branco: consumir alimentos de cores claras trazem uma sensação de paz, leveza e tranquilidade.

Alimentos: melão, banana, couve-flor, arroz, feijão branco e leite.



A psicóloga também alertou que é importante consumir alimentos de todas as cores para ter um corpo saudável. Vale ainda ressaltar que é fundamental procurar um nutricionista para adequar sua alimentação as suas necessidades individuais.

Fonte: Cláudia Pardellas formada em psicologia. CRP 05/18044.