Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Prefeitura inicia campanha de prevenção à hanseníase

Ação será lançada nesta sexta-feira (9) e vai até o dia 9 de setembro

• 09/08/2013 às 10:13 • Atualizada em 28/08/2022 às 21:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Até o dia 9 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá promover a Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase, mais conhecida como lepra, e a Geohelmintíases, parasitas intestinais conhecidos como lombrigas que causam anemia, dor abdominal e diarreia. A ação conta com a parceria do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
A abertura da solenidade está marcada para esta sexta-feira (9), no Auditório Raimundo Perazzo do Centro de Atenção à Saúde José Maria de Magalhães Neto, na Avenida ACM. Por meio da ação, será possível realizar um exame para detectar as doenças de forma precoce, permitindo o tratamento rápido e eficaz de sintomas. Os casos suspeitos serão encaminhados à rede básica de saúde confirmação.
Dentre as atividades estão a mobilização e orientações para os professores e alunos, subsidiadas por materiais educativos e palestras ministradas por profissionais de saúde.
Hanseníase - A hanseníase ou lepra é uma doença infecciosa, crônica que ataca principalmente a pele e os nervos periféricos. Para detectar a doença é preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam. Elas causam a sensação de formigamento e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.
Geohelmintíases - Constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são conhecidos popularmente por verminose. Os casos portadores dessas parasitoses são detectados de forma passiva pelas unidades de saúde no Brasil. Estima-se que a prevalência do país varie de 2 a 36%; com maior destaque em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia