Saúde

Prepare o fígado para o fim de ano: cinco bebidas desintoxicantes

Para melhorar o funcionamento desse órgão, o ideal é priorizar uma alimentação saudável, rica em vegetais e frutas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Anda exagerando na alimentação e no consumo de bebidas alcoólicas? Você precisa adotar alguns cuidados para não prejudicar o funcionamento do seu fígado, pois ele é um dos órgãos mais importantes do corpo. O fígado é responsável por metabolizar proteínas, lipídios e armazenar vitaminas e minerais.

Para melhorar o funcionamento desse órgão, o ideal é priorizar uma alimentação saudável, rica em vegetais e frutas. Vale até mesmo inserir no cardápio chás ou sucos detox, que vão ajudar a desintoxicar o organismo como um todo.

Foto: reprodução / Shutterstock
O site Taeq preparou uma lista com cinco opções de bebidas detox. Confira:

1- Chá de hibisco com maçã e gengibre:
essa bebida atua como um termogênico (indicado para quem precisa perder peso) e também faz uma limpa boa no organismo. Você pode tomar essa bebida no café da manhã ou até no lanche da tarde.

2- Suco de abacaxi, couve e água de coco: bebida vai hidratate desintoxicar o corpo (além de ser fonte de diversos minerais e vitaminas importantes e de atuar na limpeza do fígado). Na receita, você deve colocar pedaços de abacaxi e folhas de couve.

3- Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre:
todos esses ingredientes são diuréticos (isto é, auxiliam na hidratação e eliminação de toxinas) e são ricos em antioxidantes e vitaminas. Os profissionais da Taeq aconselham o consumo pela manhã em jejum.

4- Suco de abacaxi com couve: bata os dois ingredientes, que são fontes de antioxidantes, no liquidificador ou mixer com um pouco de água. A bebida vai auxiliar na limpeza do fígado e dará mais energia para o corpo.

5- Chá de cavalinha com canela e casca de abacaxi: esse bebida ajuda na perda de peso, por ser diurética, rica em flavonoides e ter função termogênica.