Saúde

Preze pela imunidade: veja como se alimentar bem durante a quarentena

Dicas não previnem a doença, mas ajudam a manter o corpo saudável e com menor chance de contágio

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Uma grande preocupação em tempos de pandemia do coronavírus é o cuidado com a imunidade. Alimentos com baixos valores nutricionais, por exemplo, dão maior brecha para a imunidade baixar, o que torna a pessoa mais suscetível a contração do covid-19 ou qualquer outra doença.

Para a Nutricionista do NASF, Géssica Alves, o mais importante nesse momento é alimentar-se com os melhores nutrientes e ter hábitos alimentares saudáveis, buscando sempre fortalecer a imunidade. A partir disso, a especialista listou algumas dicas para melhorar a alimentação na quarentena e manter a imunidade alta.

Vale lembrar, no entanto, que a melhor prevenção é o isolamento social e a correta higienização das mãos, com água e sabão e/ou álcool em gel.

  1. Fracione suas refeições em 5-6x no dia, preferindo sempre frutas nos lanches
  2. Busque a prática de uma atividade física, isso faz bem à mente e ao corpo
  3. Cuide de sua hidratação, sem água não conseguimos realizar funções básicas como por exemplo defecar adequadamente
  4. Cuide da alimentação das crianças, estimule a preparação de alimentos juntos, se divirtam com bons alimentos que isso trará um consumo mais prazeroso
  5. Consuma alimentos ricos em vitamina C (acerola, goiaba, mamão, laranja, limão e etc), a propriedade antioxidante dela permite que tenha um sistema imune mais forte; além de mineiras como zinco presente na gema de ovo, aveia, farelo de trigo, semente de abóbora etc; além da vitamina D, que auxilia positivamente no fortalecimento do nosso sistema imune.
  6. Busque sempre se expor ao sol por 15 minutos diários, de preferência, em horários de maior incidência solar, para fortalecimento do sistema imune, aliado a uma alimentação rica em vitamina D, como: gema de ovo, alguns peixes e fígado.