Saúde

Pular dois minutos por dia diminui risco de osteoporose; entenda

Pesquisa com idosos entre 65 e 80 anos mostrou que fazer pular por 2 minutos diariamente melhora em 7% densidade óssea

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Foto: ilustrativa
Você sabia que pular por dois minutos diariamente pode fortalecer os ossos do quadril de pessoas mais velhas? Pois é, um estudo mostrou que, ao pular por dois minutos diariamente, pessoas com idade entre 65 e 80 anos apresentam um fortalecimento nos quadris, redução do risco de fraturas e diminui até a probabilidade de desenvolver osteoporose.

A pesquisa foi publicada na edição de setembro da revista científica Journal of Bone and Mineral Research e foi conduzida por pesquisadores da Universidade de Loughborough, na Grã-Bretanha. No estudo, 34 homens voluntários executaram durante um ano um programa de exercícios distribuídos aleatoriamente que envolviam saltar em apenas uma perna.

Os resultados mostraram que houve uma melhora de até 7% na densidade óssea da parte externa do osso e também na densidade da camada de osso esponjoso. Mas o melhor resultado foi na prevenção e tratamento da osteoporose, já que o exercício proporciona uma melhora na massa mais fica dos ossos.

Mas atenção! Os pesquisadores alertaram que, assim como todo exercício físico, a atividade deve começar lentamente e ir aumento a frequência de pulo com o passar do minuto.