Saúde

Que tal um mamão diferente? Conheça os benefícios da fruta jaracatiá

A fruta tem coloração laranja, formato arredondado e alongado e uma polpa semelhante à do maracujá (viscosa, amarelada e com sementes)

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Gosta de experimentar alimentos novos? Você precisa conhecer o jaracatiá, que pertence à mesma família do mamão. A fruta tem coloração laranja, formato arredondado e alongado e uma polpa semelhante à do maracujá (viscosa, amarelada e com sementes). De acordo com o portal Taeq, a jaracatiá é muito nutritiva e o consumo dela traz vários benefícios para saúde. Conheça alguns deles:

Foto: reprodução
1- Aliada da saúde da pele e do sistema imunológico: a jaracatiá é fonte de vitaminas (A, C e E, em especial), que funcionam como antioxidantes e combatem a ação dos radicais livres - prevenindo assim o envelhecimento precoce. A fruta também atua fortalecendo a imunidade e faz bem para a saúde da pele, dos cabelos e das células de uma forma geral.

2- Amiga da digestão: a fruta é rica em fibras, por isso ajuda no bom funcionamento do trânsito intestinal. Ela ainda garante mais saciedade ao corpo.

3- Detox: ela é rica em clorofila, substância que ajuda a desintoxicar o organismo -  ajuda a eliminar as impurezas e a purificar o fígado. A clorofila também protege o sistema imunológico, atua como anti-inflamatório natural e ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

4- Previne doenças:
a jaracatiá ajuda a prevenir a diabetes. Ela tem alto teor de fibras (que ajudam a manter um bom índice glicêmico) e é fonte de clorofila - substância que ajuda a controlar os níveis de glicose no organismo.

5- Ajuda no controle do colesterol: a presença das fibras em sua composição ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL).