Saúde

Quer fazer um detox? Veja cinco dicas para adotar a prática de forma saudável

Fazer um detox e retomar um cardápio equilibrado podem ter ajudar a recuperar o ritmo pós-festas, fins de semana e feriados

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Exagerou na bebida e/ou comidas gordurosas? Fazer um detox e retomar um cardápio equilibrado podem ter ajudar a recuperar o ritmo pós-festas, fins de semana e feriados. Mas, a nutricionista Jessica Santos, da Superbom, garante que é preciso ter alguns cuidados para fazer um detox realmente saudável.

Suco detox e proteico sabor abacaxi (Foto: divulgação / Mundo Verde)
1. Cuidado com sucos detox milagrosos

Apesar de contribuírem para eliminar toxinas do organismo, ficar somente à base de sucos detox como algumas dietas sugerem podem provocar fraqueza, queda de pressão e náuseas pela falta de nutrientes.
“Não adianta exagerar no feriado e querer que o organismo elimine tudo em poucos dias. O certo é não pular nenhuma refeição e ingerir as porções diárias recomendadas de carboidratos, proteínas, vitaminas e fibras alimentares”, informa.

2. Manter-se hidratado

A água é a principal aliada para evitar desidratação, problemas de digestão e inchaço pós-folia. Além de beber os dois litros de água por dia, também é possível optar por sucos integrais ou naturais e até água saborizada com frutas.

3. Reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em sódio

“Comidas ricas em gorduras trans e sódio podem interferir no bom funcionamento do intestino, causando a sensação de inchaço. Por isso, pode-se substituir carnes gordurosas por proteínas vegetais e temperos prontos por caseiros, que trazem mais benefícios para a saúde e ajudam a regular o intestino”, sugere.

4. Incluir frutas no cardápio


Abacaxi, melancia e melão são algumas opções de frutas que facilitam a eliminação de toxinas do organismo, além de serem pouco calóricas e ajudarem na digestão. A dica é fazer saladas de frutas ou sucos para consumir durante o dia, trazendo mais energia na retomada da rotina.

5. Adotar outros hábitos saudáveis


Para quem procurou agito durante o Carnaval outra recomendação é descansar, respeitando as oito horas de sono necessárias para a recuperação do corpo. Voltar aos poucos para a prática de exercício físico, com alongamentos, também ajuda a pessoa a ter um detox de carnaval saudável.



Veja também uma receita de suco detox e proteico com sabor de abacaxi, que é sugestão da Mundo Verde.

Suco detox e proteico sabor abacaxi

Ingredientes:


200 ml de água de coco
1 colher medidora de colágeno sabor abacaxi
2 folhas de couve picada
1 rodela de abacaxi
Suco de 1 limão
Folhas de hortelã a gosto
Gengibre ralado a gosto

Modo de preparo:

Bata todos ingredientes no liquidificador e sirva gelado.