Saúde

Queridinho por todos: conheça os benefícios ao consumir o café regularmente

Devido à ação estimulante da cafeína, o café proporciona mais pique para praticar exercícios

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Gosta de café? Essa bebida muito consumida no mundo todo, feita de vários jeitos a partir de grãos do fruto do cafeeiro, que podem ser torrados ou moídos, é altamente rica em nutrientes em fósforo, que dá mais energia ao corpo, além de outros  benefícios para a saúde. Pensando nisso, o site Minha Vida separou algumas vantagens ao consumir o café regularmente. Confira:

Efeito estimulante: O principal componente do café é a cafeína. Esta substância quando consumida em doses baixas a moderadas tem ação estimulante. Assim, o sono diminui e a energia aumenta.

Melhora o desempenho nos exercícios: Devido à ação estimulante da cafeína, o café proporciona mais pique para praticar exercícios.

Melhora a concentração: Devido ao efeito estimulante da cafeína, o café irá proporcionar melhora na concentração e consequentemente na capacidade de aprendizado.

Bom para os músculos: A cafeína poupa a glicose do músculo esquelético. Quanto maior a quantidade de glicose no músculo, menos fadigado ele fica.

Protege o sistema respiratório: Diversos estudos apontam que o café tem um efeito broncodilatador. Portanto, é bom para quem tem asma e também para prevenir a doença. Além disso, a bebida também reduz a fadiga dos músculos respiratórios.

Previne o Parkinson: Estudos apontam que o café tem sido eficaz na prevenção do Parkinson

Diminui o risco de depressão: Diversas pesquisas demonstraram uma associação inversa entre o consumo de café e o risco de suicídio. Ainda não se sabe exatamente a razão deste benefício. É conhecido que doses moderadas de cafeína interferem positivamente no humor.

Previne câncer: Isto porque ele possui ação antioxidante e combate os radicais livres que favorecem o aparecimento de tumores.

Diminui o risco de morte: Estudos comprovam que os consumidores de café apresentaram menor mortalidade por causas cardíacas, doenças respiratórias, acidente vascular cerebral, causas externas, diabetes e doenças infecciosas.

Previne espasmos nos olhos: Pessoas que consomem o café de forma moderada estão sujeitas a desenvolver menos espasmos involuntários nos olhos, chamado de blefaroespasmo primário.

Previne a morte por cirrose: Uma pesquisa feita pela Universidade Nacional de Singapura observou que beber duas ou mais xícaras de café por dia pode reduzir o risco de morte por cirrose.