Saúde

Refeições intermediárias: veja os benefícios de consumir coco regularmente

Coco é rico em vitaminas, minerais, gorduras boas e carboidratos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

As refeições intermediárias são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Para acertar nos lanches, você devem priorizar alimentos com fibras, proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos bons. Uma opção é incluir coco ralado ou em cubinhos na sua marmita, que podem ser acompanhados de oleaginosas (castanha do para e de caju).

De acordo com a nutricionista Kely Ferreira, da Taeq, coco tem propriedades fortalecedoras do sistema imunológico, pois é rico em ácido láurico, componente com propriedades antimicrobiana.

"O coco oferece vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico. A água de coco, por exemplo, regula o intestino, ajuda a hidratar e combate a retenção de líquidos. Tanto a água quanto a polpa também são ricas em potássio, que auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial e protege a função neuromuscular", explicou a especialista.

Foto: ID-ART/ISTOCK
Outro benefício é combater compulsão alimentar, pois as gorduras boas do coco garantem saciedade.

A nutricionista da Taeq listou as formas mais saudáveis de consumir coco. Confira:

Coco branco (polpa): a polpa do coco é repleta de flavonóides, nutrientes que combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores, têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, além de estimular a produção de enzimas que melhoram imunidade e combatem substâncias cancerígenas. "O coco também é rico em carboidratos que ajudam a repôr energia perdida", destaca Kely.

Coco ralado ou em lascas: contém os mesmos benefícios do coco fresco, porém a fruta passa pelo processo de desidratação. Pode ser consumido puro, em receitas ou adicionado aos lanches.

Água de coco: de acordo com a Anete Mecenas, nutricionista responsável pelo Espaço de Nutrição Anete Mecenas, a água de coco é excelente fonte de sódio e potássio, o que a torna uma potente aliada para manter a hidratação do corpo e prevenir cãibras. "Outros minerais são encontrados na água de coco, tais como: cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro, são fontes de vitaminas quantidade como as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C - que conferem ao coco propriedade antioxidante".



Óleo de coco: também fortalece o sistema imunológico, melhora o funcionamento da tireoide, aumenta a disposição e a queima de gorduras. No preparo de alimentos, a iguaria é a melhor alternativa, pois é muito estável e não altera sua estrutura química quando exposta a altas temperaturas, continuando saudável durante o cozimento dos pratos.

Leite de coco: segundo a Anete, o leite de coco é fonte de vitamina A e E, e minerais como potássio e cálcio. Além disso, é excelente fonte do ácido graxo láurico que atua fortalecendo a imunidade. O produto também é uma alternativa livre de lactose para aqueles que são intolerantes ou alérgicos ao leite animal. A bebida é vegetariana e não tem soja ou glúten.