Saúde

Refrescante e saudável: conheça benefícios do banho gelado

Um banho bem tomado faz milagres para a nossa saúde

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

 Um banho gelado é sempre uma boa opção para amenizar o calor do verão. Mas, além de refrescante, uma ducha bem tomada faz milagres para a nossa saúde. Com base em uma matéria publicada pelo "Portal Taeq", separamos os benefícios da água fria para o corpo.

Foto: reprodução

1- Ajuda a despertar


De acordo com o "Portal Taeq", criar o hábito de tomar banho gelado toda a manhã ajuda a aumentar a disposição durante o dia. A água fria eleva o nível de noradrenalina, composto que melhora o humor.

2- Diminuição de dores inflamatórias

A água gelada é uma boa pedida para quem sofre de tendinites e contusões musculares. A depender do caso, o "Taeq" também indica fazer compressas de gelo para aliviar ainda mais as dores.



3- Saúde do cabelo e da pele
A ducha gelada auxilia a fechar os poros da pela e deixar nosso cabelo mais sedoso. A água quente, pelo contrário, tende a deixar nossa pele mais seca e a queimar o coro cabeludo.

4-Alívio da stress e ansiedade

A água gelada ativa os receptores da pele, que enviam mensagens ao cérebro para reduzir os níveis de stress e tranquilizar a cabeça. Por isso, é sempre uma boa opção ao chegar do trabalho.

5- Acelerar ao metabolismo

De acordo com o "Portal Taeq", alguns estudos indicam que o banho frio pode auxiliar na aceleração do metabolismo, pois auxilia a termogênese, processo que faz com que o corpo gaste mais energia para regular a temperatura corporal. Com o passar do tempo, isso pode auxiliar na queima de calorias e, inclusive, na redução de inchaços.