Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Rio confirma terceiro caso do novo coronavírus no estado

Com a nova confirmação, subiu para 20 o número de caso no Brasil

Redação iBahia • 08/03/2020 às 11:30 • Atualizada em 30/08/2022 às 8:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou mais um caso do novo coronavírus neste domingo. Este é o terceiro registro no estado, sendo o segundo da capital. A pasta ressaltou que, até o momento, todos os três casos são de pessoas infectadas fora do país. Até o momento, há outros 111 pacientes suspeitos no estado.

A nova confirmação é de uma mulher de 42 anos, moradora do Rio, que acompanhou a paciente do caso confirmado na madrugada deste sábado em viagem à Itália. Ela já estava sendo monitorada por profissionais da Vigilância da Secretaria de Saúde, em parceria com o órgão municipal.


Segundo a pasta, o estado de saúde da nova infectada é estável e ela está em isolamento domiciliar. O retorno da viagem aconteceu na última quarta-feira, e os primeiros sintomas apareceram um dia após a chegada.

Na quinta-feira, a paciente deu entrada em uma unidade de saúde particular apresentando febre, tosse e congestão nasal. Uma amostra para análise foi coletada e testou positivo para o coronavírus. Nesse caso, não houve necessidade de contraprova pelo laboratório de referência. Isso se deu porque o mesmo laboratório já havia confirmado o caso de ontem e, com isso, estava habilitando para diagnósticos do novo vírus.

- Reforço que, até o momento, continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no nível zero do nosso plano de contingência. Alerto a população para os cuidados para prevenir o contágio, como higienizar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto - afirmou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, por meio de uma nota divulgada na manhã deste domingo.



O secretário também informou que técnicos da pasta analisam o comportamento do vírus no Hemisfério Sul, como grau de transmissibilidade e letalidade e que o órgão vem se preparando para a chegada do vírus desde janeiro. No dia 27 daquele mês, a secretaria emitiu nota técnica sobre o novo coronavírus e, dias depois, apresentou um plano de contingência que define as ações a respeito da doença, alinhado com protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Casos no Brasil


Com a nova confirmação, subiu para 20 o número de caso no Brasil, já que o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, no sábado, informava 19 confirmações em todo o país. Na sexta-feira, eram 13 os pacientes confirmados pela pasta. São Paulo é o estado com a maior quantidade: são 13 pessoas doentes. Em seguida, vem o Rio de Janeiro e a Bahia, com duas pessoas contaminadas pelo vírus. Espírito Santo e Distrito Federal têm um caso confirmado cada.

O surgimento do novo coronavírus vem gerando preocupação desde a constatação do surto, que começou na China. Ao longo das semanas, casos de pacientes contaminados apareceram em diferentes países. Segundo autoridades, é inevitável o aumento no número de doentes também no Brasil, mas especialistas garantem que não há motivo para pânico.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde