Saúde

Sabor da saúde: confira cinco benefícios ao consumir a fruta ingá regularmente

Fruta é aliada para o tratamento e prevenção de dores de cabeça e enxaqueca

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer adotar hábitos saudáveis? Você precisa conhecer a 'ingá', fruto de uma árvore chamada de ingazeira. Ela que é de origem indígena e significa "ensopado" ou "embebido", é rica em diversos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Pensando nisso, a Taeq separou cinco motivos para consumir a fruta. Confira:

Faz bem para os olhos por ser rico em vitamina A

Um dos principais benefícios do consumo de ingá é o fato de ele fazer bem para os olhos, evitando problemas sérios que podem surgir na região como glaucoma e catarata, por exemplo. Além disso, a fruta também aparece como uma aliada para o tratamento e prevenção de dores de cabeça e enxaqueca.

Ajuda a fortalecer os ossos por contar com cálcio

Quem deseja evitar problemas ligados ao sistema ósseo como artrite, artrose e osteoporose também pode contar com o ingá. Dentre as principais substâncias da fruta, temos o cálcio  nutriente indispensável para o fortalecimento dos ossos e dentes.

Atua na prevenção contra o câncer por ter antioxidantes

Além dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, a fruta também é rica em antioxidantes. Sendo assim, ela também aparece como uma verdadeira aliada contra o câncer por combater a ação dos radicais livres - isso sem falar no fato de também ajudar a recuperar o organismo de quem já sofreu com possíveis danos causados pelos invasores.

Fruta alivia dor de cabeça e enxaqueca graças à ação adstringente

Quem disse que só dá para apostar em produtos farmacêuticos para aliviar o incômodo que vem junto com a dor de cabeça ou enxaqueca? O ingá pode funcionar como um remédio natural para resolver esses problemas por ter ação adstringente! Para aproveitar esse benefício, é só consumir a fruta "in natura" ou usar sua polpa para preparar um delicioso suco que vai ajudar a amenizar os sintomas.

Aumento da imunidade também está entre os benefícios do ingá

Além de combaterem o câncer, os antioxidantes que estão presentes no ingá também contribuem para o aumento da imunidade. Por isso, a fruta faz parte da lista de alimentos indicados para a dieta de quem precisa tratar qualquer doença relacionada à essa sensibilidade do sistema imunológico - como é o caso da anemia, por exemplo