Saúde

Sabor da saúde: conheça cinco benefícios ao consumir a fruta-pão na alimentação

A fruta-pão possui uma quantidade ainda maior de vitamina C

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer adotar hábitos saudáveis? Você precisa conhecer a fruta-pão. De origem asiática e conhecida como a parente da jaca, ela é uma fruta muito versátil que pode ser consumida como legume quando verde ou como fruta doce quando madura. Além disso, ela possui diversos nutrientes essenciais para o nosso corpo. Pensando nisso, a Taeq listou cinco beneficios ao consumir a fruta-pão na alimentação. Confira:

Fruta-pão é rica em potássio

Bem, por ser parente da jaca não é de se estranhar que a fruta-pão apresente ótimos benefícios para a saúde. Um dos que merece destaque é a grande quantidade de potássio presente na fruta. Esse mineral é importantíssimo para o bom funcionamento do corpo, porque ajuda a equilibrar os níveis da água do organismo. Além disso, é muito essencial para quem faz exercício, já que ajuda na contração muscular e ainda melhora o desempenho atlético.

Sua polpa é fonte de fibras

Uma característica bem comum das frutas é ter uma polpa bem fibrosa, e a fruta-pão não é exceção. De uma forma geral, esse nutriente ajuda a regular o sistema digestório, evitando tanto a constipação quanto o intestino solto. Além disso, as fibras também dão a sensação de saciedade, evitando a compulsão alimentar.

Possui boas quantidades de vitamina C

Embora seja parente da jaca, a fruta-pão possui uma quantidade ainda maior de vitamina C. O nutriente é um poderoso antioxidante. Isso significa que combate os radicais livres no nosso corpo evitando a oxidação celular.

Com isso, impede o envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico e ainda previne diversas doenças, o que inclui alguns tipos de câncer. Outra vantagem da vitamina C é que ela ajuda na absorção de ferro pelo organismo, ajudando, portanto, a prevenir problemas relacionados à deficiência desse mineral no corpo, como é o caso da anemia.

Possui carboidratos simples

Embora os carboidratos muitas vezes sejam vistos como os vilões da dieta, é bom lembrar que eles são essenciais para o bom funcionamento do corpo. No caso da fruta-pão, ela possui frutose, açúcar presente nas frutas, que é um carboidrato simples. Isso significa que ele é digerido com muita facilidade pelo corpo, o que é ótimo para pessoas que praticam exercícios físico, pois elas precisam queimar calorias com mais intensidade.

Fruta-pão tem boas quantidades das vitaminas B1 e B2

Por fim, a fruta-pão é rica em vitaminas B1 e B2. A primeira, chamada tiamina, melhora a função cognitiva e previne problemas cardiovasculares. Já a segunda, a riboflavina, transforma lipídios, proteínas e carboidratos em energia, e por isso também é indicada para quem faz exercícios. E, assim como a vitamina C, também ajuda na absorção de ferro pelo organismo.