Saúde

Sabor da saúde: conheça oito benefícios ao consumir o rabanete na alimentação

Vegetal possui efeito diurético e ajuda no tratamento de doenças urinárias

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer adotar hábitos saudáveis? O rabanete pode ser uma ótima opção. Além de ser excelente fonte de nutrientes, ela que tem um sabor levemente picante que ajuda a realçar o paladar dos pratos preparados. Pensando nisso, a nutricionista Paola Lisboa, do portal Taeq, separou oito motivos para incluir a raiz na alimentação. Confira: 

Fonte de poucas calorias: Por ser pouco calórico, o rabanete é um ótimo vegetal para acrescentar nas dietas, além de ser rico em diversos nutrientes a raiz tende a auxiliar na perda de peso.

Rico em fibras: Promove a sensação de saciedade, também colaborando com a perda de peso em uma dieta equilibrada. A raiz possui um baixo índice glicêmico que também ajuda a controlar a glicose no sangue.

Diurético natural: Segundo a Dra. Paola, o vegetal possui efeito diurético, ajudando assim no tratamento de doenças urinárias."Também alivia a inflamação e a sensação de queimação na hora de urinar", explica a profissional.

Faz bem ao intestino: Fonte de fibras alimentares, o consumo do rabanete pode auxiliar na prevenção da prisão de ventre ou retenção de líquidos.

Sistema respiratório: Faz bem ao sistema respiratório, colaborando para eliminação do excesso de muco. O rabanete age na congestão e reduz problemas como irritação no nariz, nos pulmões desencadeados por alergias respiratórias ou resfriados.

Diminui a pressão arterial: Rico em potássio, mineral que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, o consumo de rabanete ajuda na circulação sanguínea e beneficia a pressão arterial. O potássio encontrado no alimento também é responsável por regular o metabolismo.

Hidrata: O vegetal está na lista dos alimentos que possuem um alto teor de água, mantendo a hidratação da pele e combatendo a desidratação. Além disso, ajuda a desinchar o corpo e a regular a pressão.

Fonte de cálcio: Esse mineral é importante para a manutenção e o fortalecimento dos ossos, dentes e músculos. O cálcio também ajuda a regular os batimentos cardíacos, beneficiando a saúde cardiovascular.