Saúde

Sabor da saúde: conheça quatro benefícios ao consumir a erva alecrim na alimentação

Outra importante função do alecrim é a de ajudar a aliviar tosse, gripe e problemas respiratórios mais sérios

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Quer adotar hábitos saudáveis na alimentação? Você precisa conhecer o alecrim, originário da região do Mediterrâneo, é uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde. Também chamada de erva da alegria, ela é muito utilizada como aromatizante de ambientes e para realçar os sabores de alimentos. Pensando nisso, a Taeq separou quatro motivos para consumir o alecrim. Confira:

Alecrim melhora o humor e diminui os riscos de perda da memória

Não é por acaso que o alecrim é conhecido como "erva da alegria". Esse nome está relacionado ao fato de ele ser um importante aliado para melhorar o humor e combater o estresse. Os responsáveis por isso são os óleos essenciais - que auxiliam a produção dos neurotransmissores ligados ao bem-estar e o ácido carnósico, um antioxidante que atua no sistema nervoso.

Por isso, o ingrediente é muito indicado para casos de depressão e cansaço mental, além de também ajudar a prevenir o mal de Alzheimer por agir diretamente no cérebro com propriedades que reduzem os riscos de perda da memória.

Tem ação expectorante para combater gripe e resfriados

Outra importante função do alecrim é a de ajudar a aliviar tosse, gripe e problemas respiratórios mais sérios, como é o caso da asma. Esse benefício se deve ao fato de ele funcionar como um estimulante e ter uma ótima ação expectorante ou seja, a capacidade de facilitar a eliminação de impurezas e secreções que causam esses males no organismo.

Melhora a digestão e tem ação diurética

Você sabia que o alecrim também pode funcionar como um diurético natural? É que por ajudar a aumentar a produção de urina ele pode ser um aliado de quem deseja acabar com a retenção de líquidos, que por sua vez causa inchaço no corpo. Além disso, o chá feito com a erva também melhora a digestão por promover uma limpeza de impurezas no fígado.

Ajuda a aliviar dores das cólicas menstruais

Para as mulheres que sofrem no período menstrual com intensas cólicas uma boa dica é preparar um chá de alecrim. Isso porque a bebida melhora a circulação sanguínea e conta com propriedades que vão fazê-la funcionar como um verdadeiro remédio para aliviar as dores. Vale destacar que, além dos benefícios no período menstrual, a melhora na circulação do sangue também faz com que a pressão arterial fique equilibrada. Com todos esses benefícios, nem é preciso mais dar motivos para passar a usar o alecrim nas suas receitas!