Saúde

Sabor da saúde: conheça quatro benefícios ao consumir a pitanga na alimentação

Outra característica marcante da pitanga é que ela possui fator antioxidante

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer adotar hábitos saudáveis? A fruta pitanga, típica da Mata Atlântica é altamente nutritiva graças a uma poderosa combinação de vitaminas e minerais. Ela serve para fazer sucos, doces e chá. Pensando nisso, a Taeq separou quatro benefícios ao consumir a pitanga regularmente. Confira:

Pitanga é low carb

Para quem está tentando emagrecer, a dieta low carb pode aparecer como uma boa solução. Isso porque sua maior característica é priorizar alimentos que possuem poucas calorias, que pode ser um dos fatores que está fazendo a pessoa engordar ou se manter em um peso acima do considerado saudável. Ela não precisa ser comida em sua forma in natura, podendo ser utilizada no preparo de sucos, geleias ou como ingrediente em um doce.

Previne o câncer e o envelhecimento precoce

Outra característica marcante da pitanga é que ela possui fator antioxidante, que se deve principalmente à presença de vitamina C. Esses agentes combatem o excesso de radicais livres no organismo, que por sua vez podem causar a oxidação celular.

As consequências são variadas, mas de uma forma geral podem acarretar em envelhecimento precoce ou mesmo no surgimento de algumas doenças crônicas, como é o caso do câncer. Outra vantagem dos antioxidantes é que eles deixam o sistema imunológico mais resistente e menos suscetível a sofrer com doenças.

Fruta é rica em vitaminas e minerais

Além de possuir vitamina C, a pitanga é rica na A e nas do complexo B, sem contar que na fruta são encontradas também boas quantidades dos minerais cálcio, ferro, fósforo e magnésio. Todos esses nutrientes, somados, ajudam no bem-estar do nosso corpo. 

Como a combinação de vitaminas e minerais é muito poderosa, a pitanga se prova muito eficiente. Afinal, a presença de cálcio deixa ossos e dente mais fortes, evitando a osteoporose, enquanto o ferro evita a anemia. Já o fósforo regula os níveis de pH no sangue, controla os batimentos cardíacos e atua no equilíbrio hormonal. Por fim, o magnésio ajuda a tratar a pressão alta e produz energia para o corpo.

Chá da folha da pitanga é muito nutritivo

Muitas vezes acreditamos que apenas a fruta deve ser consumida e acabamos jogando outras partes da planta fora, o que gera um grande desperdício de alimentos. Uma grande vantagem da pitanga é que suas folhas podem ser utilizadas para fazer um chá que é famoso pelas suas propriedades medicinais.

Essa bebida em geral é indicada para tratar problemas gastrointestinais, além de cólicas e outros tipos de dores no abdômen. Isso sem falar que a folha da pitanga compartilha a maior parte dos benefícios da fruta, e por isso seus nutrientes podem ser bem aproveitados. Por fim, ela ajuda a emagrecer por evitar a compulsão alimentar.