Saúde

Sabor de saúde: conheça cinco benefícios ao consumir a fruta seriguela na alimentação

Outra grande vantagem é que ela possui boas quantidades dos minerais cálcio, ferro e fósforo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Quer adotar hábitos saudáveis na sua alimentação? A fruta seriguela muito comum na região do Nordeste, é é altamente nutritiva graças a uma poderosa combinação de vitaminas e minerais. Ela serve para fazer sucos, bebidas alcoólicas e doces. Pensando nisso, a Taeq separou cinco benefícios ao consumir a seriguela regularmente. Confira:

Seriguela é fonte de vitaminas A, C e do complexo B

As frutas devem estar presentes em qualquer dieta balanceada devido a todos os nutrientes que possuem, que são essenciais para vivermos bem. Com a seriguela isso não é diferente, já que ela é rica nas vitaminas A, C e as do complexo B. A primeira delas ajuda no crescimento e desenvolvimento do tecido da pele, além deixar dentes e os ossos mais fortes.

Já a vitamina C, ou ácido ascórbico, é rica em antioxidantes, que fortalecem o sistema imune e diminuem o risco de contrair doenças de uma forma geral. Além disso, ela ajuda na absorção de ferro pelo organismo. Por fim, o complexo B é composto por 7 vitaminas, mas de uma forma geral ele previne problemas cardíacos e protege o sistema nervoso central, diminuindo o estresse do dia a dia.

Minerais presentes na seriguela deixam o organismo menos suscetível a doenças

Outra grande vantagem é que ela possui boas quantidades dos minerais cálcio, ferro e fósforo. O cálcio e o fósforo, ao serem combinados com os benefícios da vitamina A, deixam os dentes e ossos mais resistentes, o que previne problemas como a osteoporose. Enquanto isso, o ferro é conhecido por evitar a anemia, o que torna a seriguela muito indicada para combater essa doença, já que além de possuir o mineral ainda ajuda o organismo a absorvê-lo devido à vitamina C.

Possui muitas fibras e ajuda a reduzir o colesterol

Se você sofre com problemas no intestino a seriguela definitivamente deve ser incluída na sua dieta. Afinal, ela é rica em fibras, o que ajuda a regular o sistema digestório e evita problemas como a prisão de ventre. Essa substância também possui o benefício de reduzir os níveis de colesterol no sangue, já que ela impede que ele seja muito absorvido pelo próprio intestino. A ingestão de alimentos ricos em fibras também previne o desenvolvimento do câncer de intestino grosso.

Pode fazer parte da dieta low carb

A grande característica da dieta low carb é possuir alimentos que têm poucas calorias. Quando a sua ingestão fica apenas dentro do necessário o corpo continua aproveitando seus benefícios enquanto o nível de gordura é reduzido, o que acarreta em uma perda de peso. O "problema" é que os orgânicos muitas vezes não contam com a tabela nutricional, o que faz muita gente ficar em dúvida se eles se enquadram na low carb ou não. A boa notícia é que a seriguela possui poucas calorias e ainda é doce, sendo uma alternativa perfeita para quem quer fugir das sobremesas industrializadas e cheias de açúcar.

Fruta é indicada para quem faz atividades físicas

Se além de buscar uma alimentação saudável você também gostar de praticar atividades físicas para ter uma vida saudável, saiba que a seriguela pode ser sua grande aliada. Isso porque as vitaminas B2, B3 e o fósforo possuem uma característica em comum: dar energia para o corpo. Isso é essencial para que qualquer pessoa tenha mais disposição para praticar exercícios. Se a ideia for emagrecer, então, melhor ainda, porque as fibras ajudam a desinchar o corpo.