Saúde

Saborosa e nutritiva: conheça sete benefícios ao consumir a melancia na alimentação

A melancia contribui para uma pele e cabelo saudáveis, devido à presença de vitaminas A

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer adotar hábitos saudáveis? A melancia é uma deliciosa fruta com muita água, rica em potássio e magnésio. Ela ajuda a prevenir a retenção de água e a promover uma pele bem hidratada e jovem. Pensando nisso, a Tua Saúde, separou sete benefícios ao consumir a melancia na alimentação. Confira:

1. Ajuda a Desinchar

A melancia tem uma ação diurética, ajudando o corpo a combater a retenção de líquidos.

2. Hidrata o corpo

A melancia ajuda a hidratar o organismo porque contém 92% de água. Além disso, também contém fibras na sua composição, o que, juntamente com a água, ajuda a pessoa a sentir-se saciada. Veja outros alimentos com alto teor de água, que ajudam a combater a desidratação.

3. Fortalece o sistema imunológico

Como é uma excelente fonte de vitamina C, a melancia contribui para o bom funcionamento do sistema imune. Além disso, também contem carotenoides, que são antioxidantes que demonstraram ser eficazes na prevenção de determinadas doença, como alguns tipos de câncer.

4. Protege a pele do sol

Devido à sua composição rica em carotenoides, como o licopeno, a melancia é uma ótima opção para ajudar a proteger a pele dos danos foto oxidativos e assim evitar o envelhecimento precoce.

5. Melhora o trânsito intestinal

A melancia tem na sua composição uma grande quantidade de fibras e água, que aumentam o bolo fecal e que contribuem para o melhor funcionamento do trânsito intestinal. Veja outras dicas para melhorar o trânsito intestinal.

6. Ajuda a controlar a pressão arterial

Por ser rica em água, potássio e magnésio, a melancia contribui para a manutenção de uma pressão arterial normal. Além disso, o licopeno também ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol, assim como evitar os a oxidação do colesterol nas artérias.

7. Melhora a saúde da pele e do cabelo

A melancia contribui para uma pele e cabelo saudáveis, devido à presença de vitaminas A, C e licopeno. A vitamina C intervém síntese de colágeno, a vitamina A contribui para a regeneração celular e o licopeno ajuda a proteger a pele dos danos do sol.

A parte vermelha da melancia é rica em carotenoides antioxidantes, betacaroteno e licopeno que protegem a pele dos efeitos nocivos do sol, mas a parte ver de clara, próxima da casca também é rica em nutrientes e por isso deve ser consumida sempre que possível. Veja também os benefícios do melão para emagrecer.