Saúde

Saiba a importância de fazer limpezas regulares no ar-condicionado

Manter o ar-condicionado limpo evita a transmissão de doenças

Agência O Globo
As altas temperaturas do verão tornam o ar-condicionado item indispensável para amenizar os desconfortos do calor. Mas o mesmo aparelho que garante bem-estar, pode também ser a causa de problemas de saúde. Visando evitar a transmissão de doenças, foi sancionada a lei que obriga todos os edifícios, públicos ou privados, a fazerem a manutenção e limpeza de seus sistemas de refrigeração.
Foto: Reprodução/ Pedro Texeira
— A lei pode colaborar para reduzir a incidência algumas doenças respiratórias. Se o ar-condicionado não for limpo, pode acumular bactérias, fungos e vírus que causam diversos problemas de saúde e agravar sintomas de quem tem alergias respiratórias — afirma Eduardo Costa de Freitas Silva, membro do Departamento Científico de Asma Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.
O objetivo de medida é garantir a boa qualidade do ar interior, levando em conta os padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza. Limpar o ar-condicionado frequentemente pode também evitar a “síndrome do edifício doente”.
— Isso ocorre quando várias pessoas que convivem no mesmo ambiente ficam doentes. As infecções respiratórias são propagadas entre colegas de trabalho por causa do ar contaminado — explica Ricardo Landini Lutaif Dolci, otorrinolaringologista da Clínica Dolci.
Os cuidados com o ar-condicionado devem ser mantidos também em casa e no carro.
— Quando o filtro não é limpo, as partículas que são nocivas à saúde que ficam retidas neles, podem ser jogadas no ambiente — alerta Alexandre Pinto Cardoso, membro da Comissão Científica de Infecções da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
Sujeira reduz vida útil
Manter o ar-condicionado limpo, além de evitar a transmissão de doenças, pode também fazer bem para o bolso. Um aparelho limpo consome menos energia, como explica Luiz Henrique, proprietário da empresa Conforto do frio, especializada em instalação e manutenção de sistemas de refrigeração.
— A sujeira diminui a vida útil do equipamento, prejudica a performance da máquina, que passa a não conseguir promover o conforto desejado. Se a manutenção não for feita periodicamente, o consumo energético do aparelho acaba sendo muito maior — afirma.
Segundo o especialista, as empresas deveriam fazer limpezas mensais, por ficaram com seus sistemas de refrigeração ligados durante longos períodos. Já para o ar-condicionado de casa, a higienização deve ocorrer a cada três meses.
— Muitas empresas e estabelecimentos comerciais não têm o hábito de realizar a manutenção preventiva para melhorar a qualidade do ar. Na maioria das vezes, só chamam o serviço técnico quando o aparelho para de funcionar, o que é ruim para todos — lamenta Luiz.
Para garantir a saúde
Faça limpezas regulares nos aparelhos de ar-condicionado. Isto evita a transmissão de doenças
Não deixe a temperatura ambiente muito gelada. O ideal é variar entre 22 e 24 graus
Dê preferência a aparelhos que possuam sistema de umidificação ou utilize um umidificador para manter a umidade do ar
Tente não ficar o tempo todo em local refrigerado, pois o ar-condicionado ajuda a ressecar as vias nasais
Beba muita água. Além de perdermos muito líquido por causa do calor, o ar-condicionado também retira a umidade do nosso corpo