Saúde

Saiba como não perder seu dia inteiro fazendo faxina

Personal organizer dá dicas de como otimizar o tempo da limpeza da casa

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Nem todo mundo gosta, mas todo mundo admite: faxina é essencial para o bem-estar de uma casa. Manter o ambiente limpo nem sempre é uma tarefa fácil ou ao menos prazerosa para as pessoas, porque a faxina é o caminho para isso. Se nem botar aquela playlist animada te motiva a limpar a casa, confira oito dicas dadas pela personal organizer da Brilux, Camila Teixeira, para otimizar o tempo e realizar os serviços mais rápido mas, claro, sem perder a eficiência.

1 - Não deixe acumular serviço

Na correria do dia a dia, o ideal é não deixar acumular. Evite empilhar louças na pia, amontoar roupas limpas e guarde sempre que notar itens espalhados. “Fazer um pouquinho a cada dia é mais eficiente que você deixar tudo para um único dia de faxina”, sugere Camila.

 

2 - Faça a faxina de cima para baixo 

Limpe os móveis e troque as roupas de cama antes de iniciar a limpeza do chão.  Começar a faxina pelo chão gera um trabalho dobrado. Após realizar a limpeza de móveis, sofás e camas, a poeira deles vai cair no piso e será preciso limpá-lo de novo.

3 - Priorize os cômodos mais utilizados 

O ideal é dar mais atenção aos cômodos mais usados, como explica Camila. “Se na casa mora um casal que passa o dia fora, por exemplo, nem todos os cômodos vão estar sujos. Mas isso varia muito. Um lugar onde mora uma família grande, com filhos e/ou pets, terá mais cômodos que precisarão ser limpos com mais frequência”, lembra a personal organizer.

4 - Limpe a geladeira sempre que fizer compras 

Para manter a geladeira limpa, a dica de Camila é limpar com frequência. “Antes de fazer compras, é legal aproveitar a geladeira mais vazia e passar um pano com álcool”. Ela lembra também que quanto mais tempo demorar para limpar uma sujeira, mais difícil ficará a remoção. “No dia a dia, se derramar algo ou cair alguma comida, o ideal é limpar na hora, antes que a sujeira resseque e fique mais difícil de sair”, ressalta.

 

5- Faça um cronograma de limpeza

Pelo menos uma vez por mês, é necessário fazer uma limpeza mais pesada na casa. Mas quem não tem tempo para passar um ou dois dias nessa tarefa, pode criar um cronograma. A dica de Camila Teixeira, que também é responsável pela página Organizze, é dividir por cômodos ou tarefas, que podem ser feitas a cada dia, aos poucos.

 

6 - Respeite o tempo de ação de cada produto

Outra dica de Camila é sempre observar as orientações na embalagem do produto de limpeza. “Cada produto tem uma função e um tempo de ação. Se isso não for observado, você pode ter o trabalho dobrado”, alerta a organizadora. Então, fique de olho no tempo de cada produto. Se for necessário deixar agir durante 10 minutos, por exemplo, aproveite para colocá-lo logo no início da arrumação do cômodo.

 

7 - Tenha o kit completo de limpeza antes de começar

Se preparar para iniciar a limpeza é mais uma dica importante para agilizar a tarefa. “Uma coisa que faz a gente perder muito tempo é ir e vir buscando os materiais para a faxina. Então, antes de limpar um cômodo, pense em tudo o que vai precisar e já pegue todos os itens que vai utilizar, de panos a produtos”, relata a personal organizer da Brilux.

 

8 - Envolva todos os membros da casa

Cuidar da casa é um dever de todos os moradores dela. Dividir as tarefas domésticas ajuda a simplificar o trabalho e torná-lo mais rápido. Como lembra Camila, até mesmo as crianças devem ser incluídas nesse processo, para que desde cedo criem o desejo por organização e o senso de colaboração.