Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Saiba mais sobre os benefícios do Ômega 3 e 6

Entender o benefício das gorduras em nossa alimentação é fundamental para o equilíbrio do organismo

Redação iBahia • 27/07/2017 às 18:34 • Atualizada em 29/08/2022 às 21:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As gorduras, quando consumidas com moderação, são fonte de energia e podem facilitar a absorção de vitaminas. Elas também podem ajudar na prevenção de doenças do coração, pois são responsáveis por manter as paredes das células em bom funcionamento, além de exercerem papel fundamental na composição de hormônios importantes para a saúde.

Os alimentos que consumimos são os responsáveis pelo abastecimento do organismo com gorduras saturadas e gorduras “boas”, que são as mono e poli-insaturadas. Tanto o Ômega 3 quanto o Ômega 6 são tipos de gorduras poli-insaturadas conhecidas como gorduras 'boas' ou 'essenciais' para o corpo. Elas têm papel de manutenção dos níveis adequados de colesterol no sangue, auxiliando na redução de níveis de triglicerídeos e de colesterol “ruim” (LDL). Isso favorece o aumento do colesterol “bom” (HDL), mantendo assim, a saúde do coração. E como o ômega 3 e 6 não são produzidos pelo organismo, eles devem ser ingeridos por meio de uma dieta balanceada.

Confira as dicas da nutricionista Elizabeth Vargas, da Becel, e tome nota da lista de alimentos ricos em gorduras boas:

1 - Ômega 3 que ajuda principalmente na manutenção de um coração saudável, auxiliando no combate à doenças do coração:

2 - Esse tipo de gordura pode ser encontrado em peixes como atum, anchova, no salmão e na sardinha, estão presentes também nas sementes e óleos vegetais a exemplo de alguns cremes vegetais, e dos próprios óleos da canola, soja e linhaça.

3 - Ômega 6 que ajuda na redução dos níveis de LDL (colesterol ruim), do colesterol total:

É encontrado em óleos vegetais como o de girassol, soja, milho, canola, sementes e oleaginosas, como as nozes e as castanhas e também estão presentes em alguns cremes vegetais.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde