Saúde

Saiba quais são as doenças bucais mais comuns nas grávidas

Dentre os problemas mais comuns estão a gengivite e a periodontite

Evelin Azevedo, da Agência O Globo
- Atualizada em

A gestação é um período em que a mulher deve, mais do que nunca, cuidar da própria saúde, para garantir o bom desenvolvimento do bebê. Além de consultas mensais com o obstetra, a grávida também deve marcar presença no consultório dentário. Nesse período, a futura mamãe fica mais vulnerável ao surgimento de doenças bucais, como explica Adriana Jettar Ciomei, dentista especializada em endodontia, da Elleven Odontologia.

— Nessa fase, elas têm um aumento da vascularização e mudanças hormonais muito intensas. Geralmente há carência de vitamina C e niacina, que possuem propriedades cicatrizantes. Além disso, ocorre uma mudança no hábito alimentar, passando a consumir mais açúcar.

Dentre os problemas mais comuns estão a gengivite e a periodontite. Por causa disso, o procedimento padrão na Clínica da Família Helena Besserman Vianna, em Rio das Pedras, é encaminhar a paciente grávida para uma consulta com o dentista assim que a gestação é descoberta.

— Na primeira avaliação, identificamos todas as possibilidades de problemas que possam aparecer. Durante a gravidez, muitas mulheres negligenciam o tratamento odontológico por ouvir dizer que a gestante não pode fazer procedimentos. Isso é mentira — afirma Enio Audi, dentista da unidade.

Foto: Reprodução
Cuidado deve começar antes da gravidez
Outro problema que pode surgir na boca da gestante é o granuloma gravídico. A lesão é benigna, mas deve ser retirada por meio de cirurgia após o terceiro mês de gestação. As doenças bucais devem ganhar atenção da gestante, já que, em caso de agravamento, o bebê corre risco de parto prematuro.

— Aquelas bactérias que estão na cavidade oral podem ultrapassar a barreira placentária e chegar ao feto. Isso pode ocasionar até um parto prematuro — alerta Enio.

As mulheres que pretendem engravidar devem fazer uma avaliação preventiva com o dentista.

Como é cada doença

Gengivite
Inflamação da gengiva que ocorre com grande parte das gestantes por causa do acúmulo da placa bacteriana. Na gravidez, ela é potencializada pelo enfraquecimento do sistema imunológico.

Periodontite
É a evolução da gengivite, que ocasiona a perda dos tecidos de suporte dos dentes.

Granuloma gravídico
Uma espécie de caroço surge na gengiva da grávida. A lesão é benigna, mas que pode ultrapassar um centímetro de diâmetro e tem que ser retirada.

Dicas para as futuras mamães
  • Se a gravidez for planejada, inclua uma visita ao dentista para avaliação
  • Ao saber que está grávida, caso não tenha ido antes, procure seu dentista para fazer uma avaliação completa
  • Mantenha uma boa higiene bucal com escovação e uso do fio dental
  • Fique atento à alimentação: comidas muito doces
  • Tenha cuidado ao fazer a higienização para não provocar um trauma dentro da boca, como por exemplo, bater com a escola de dentes na gengiva
  • Procure um dentista se observar qualquer alteração como sangramento da gengiva, dor, inchaço ou sensibilidade