Saúde

Saiba quais são os alimentos que ajudam na saúde do seu cabelo

Eles fornecem os nutrientes necessários para manter os fios fortes

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Não é segredo que o corpo humano é uma grande rede, e tudo nele está conectado de alguma forma. Por isso, a manutenção da saúde dos fios está diretamente ligada a uma alimentação regada de nutrientes importantes para o cabelo. A falta deles pode deixar os fios secos, quebradiços e sem vida.

"A queratina é a principal fonte de nutrição para os cabelos e pode ser encontrada em alimentos como carne, peixe, ovos, queijo e leite. Outra fonte principal dessa proteína é o feijão, em especial o escuro", explica a dermatologista e nutróloga da Mais Cabello, Carla Nogueira. A especialista destaca alguns outros nutrientes importantes para a saúde capilar, além dos alimentos que é possível encontrá-los. 

Feijões, leite, quinoa e carnes

Fornecem os elementos para o crescimento e o fortalecimento dos cabelos, devido a sua riqueza em aminoácidos.

Goiaba

Rica em vitaminas A, B e C, potássio e licopeno, a fruta estimula a saúde dos cabelos. Sua combinação de nutrientes fortalece os folículos pilosos, evita a oleosidade das raízes e estimula o crescimento dos fios. A goiaba carrega propriedades antioxidantes, o que também colaborar para deixar as madeixas fortes e brilhantes.

Chia

A Chia é rica em fibras, proteínas, antioxidantes e fonte de vitaminas A e B. Como nosso cabelo é composto por queratina, as proteínas da presentes na chia ajudam a recuperar os fios danificados, resgatando nutrientes perdidos em procedimentos químicos como a descoloração e com as agressões naturais de vento e sol. Ela ajuda a recuperar a força e a elasticidade dos fios, tornando-os mais fortes.

Sementes de Girassol

Rica em gorduras saudáveis, fibras, proteínas e nutrientes é um alimento aliado do coração, do intestino, do coração, da pele e dos cabelos. Apresenta grandes quantidades de vitaminas e sais minerais, em especial a vitamina B6, que previne a queda dos fios, pois aumenta a oxigenação do couro cabeludo, e a vitamina E, estimulante do crescimento dos cabelos; além de cobre, fósforo, ferro, zinco, magnésio e selênio e ácidos graxos ômega 6, hidratantes naturais que evitam o desgaste do cabelo.