Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Saiba se mora uma barata no seu ouvido e como resolver a situação

O ideal é que você não coce ou tente matar o inseto (nada de usar cotonetes ou outros objetos)

Redação iBahia • 25/03/2020 às 16:56 • Atualizada em 26/08/2022 às 23:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Você com certeza já leu algum caso de uma pessoa que precisou ir para uma unidade de saúde retirar um inseto do ouvido. Mas, já se perguntou o que provoca a entrada dos bichos, principalmente de baratas?
De acordo com uma reportagem do portal R7, a cerca do ouvido emite um aroma semelhante ao aroma de ácidos encontrados na cerveja, pão e alimentos fermentados. O aroma pode atrair os insetos e eles podem entrar no seu ouvido enquanto você dorme e ficam presas lá no decorrer que você coçar.
Foto: reprodução
Em entrevista à National Geographic, o entomologista Coby Schal explicou que é comum que baratas tentem entrar em ouvidos se tiverem a oportunidade. "As baratas saem procurando por comida em qualquer lugar e a cera de ouvido pode ser um atrativo para elas".

O ideal é que você não coce ou tente matar o inseto (nada de usar cotonetes ou outros objetos). No caso das baratas, você pode liberar várias bactérias no seu ouvido ao esmaga-la.

Como saber se tem um inseto no meu ouvido?
A entrada de qualquer corpo estranho no ouvido vai provocar dor, irritação e coceira.
O que fazer?
O ideal é não mexer para evitar uma lesão e/ou o comprometimento da audição. A pessoa deve procurar um profissional da área de saúde, que vai fazer uma lavagem na região e retirar o inseto com um instrumento adequado.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde