Saúde

Saiba se o seu cabelo precisa de uma esfoliação capilar

Para entender como funciona o procedimento e trazer dicas quanto a realização, o iBahia conversou com a dermatologista Isabela Pimenta

Lívia Oliveira (livia.oliveira@redebahia.com.br )

Quer ter um cabelo mais saudável? A esfoliação capilar pode ser essencial para alcançar esse objetivo, pois ela contribui para realização de uma limpeza profunda no couro cabeludo e para eliminação de todos os resíduos e a maioria do sebo que se acumula na região. 

Para entender como funciona o procedimento e trazer dicas quanto a realização, o iBahia conversou com a dermatologista Isabela Pimenta, da Clínica Osmilto Brandão, sobre o assunto. 

A especialista contou que a esfoliação capilar é indicada, principalmente, quando a pessoa tem caspa aderente. Para quem apresenta um couro cabeludo sensível ou machucado, o ideal é não realizar o procedimento, pois pode sensibilizar ainda mais a região. 

Como fazer a esfoliação?

O procedimento pode ser realizado durante o banho com produtos esfoliantes apropriados para o couro cabeludo.  No decorrer do banho, aplique o esfoliante capilar antes do shampoo, faça movimentos circulares suaves com as pontas dos dedos e deixe o produto agir. Em seguida, lave o cabelo como de costume. Só preste atenção para que o produto não escorra pelo comprimento.

Vale fazer a aplicação de uma hidratação com máscara capilar após a esfoliação, pois o couro cabeludo estará limpo e vai absorver melhor os nutrientes. 

Benefícios  e orientações 

A esfoliação capilar atua na desintoxicação do couro cabeludo (melhora a circulação dos nutrientes), diminui a oleosidade com a retirada das impurezas e ainda deixa os fios mais fortes e saudáveis. 

Após a esfoliação, Isabela Pimenta indica evitar produtos químicos diretamente em contato com o couro cabeludo e evitar água quente no banho.  O ideal é buscar a orientação de um especialista antes de optar pelo procedimento e até para ter um auxílio quanto a escolha dos produtos.