Saúde

'Salão em casa': confira dez dicas de cuidados com a beleza durante a quarentena

Para especialista, algumas atitudes simples podem fazer toda a diferença e garantir o bem estar

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Por causa da pandemia do novo coronavírus, boa parte das clínicas estéticas, spas e salões de beleza estão temporariamente fechados, seguindo recomendações do Ministério da Saúde. Além disso, muitas mulheres estão cumprindo a quarentena e evitando deslocamentos para fora de casa. 

Foto: Reprodução

Porém, para a dermatologista e especialista em estética Dra. Hellisse Bastos, essa situação não é motivo para descuidar da beleza e da saúde. Na opinião dela, algumas atitudes simples podem fazer toda a diferença e garantir o bem estar.

“Cuidar da beleza também é cuidar da saúde, pois inclui hábitos de higiene, treinos físicos e nutrição, o que só faz bem. Além disso, a estética tem a ver com a saúde mental, a autoestima, o equilíbrio emocional de todas nós. Se sentir bem e confortável na própria pele é fundamental, corpo são e mente sã”, diz a especialista.

Confira dez dicas separadas pela Dra. Helisse para cuidar da beleza e da saúde durante a quarentena. 

1- Não durma mais que o necessário 
Para Helisse, dar lugar à preguiça e dormir mais de 8h por dia traz desequilíbrio hormonal, leva a mal humor, causa edema facial e bolsas embaixo dos olhos. O ideal é ter de 6h a 8h de sono por dia e acordar de forma natural, ainda com algum sono. Após o almoço, é bom tirar uma soneca por no máximo 20 minutos.

2- Treine o seu humor 
Rir é um bom remédio para muitos males e libera serotonina no organismo, importante neurotransmissor que mantêm a saúde mental e o equilíbrio do humor. Logo, é recomendado rir e se divertir mesmo na quarentena, espantando o estresse e o mau humor, que elevam o cortisol e causam inchaço e retenção de líquidos.

3- Faça sua limpeza corporal com autoconsciência 
É importante prestar atenção à textura, cor e cheiro da sua pele, cabelo e unhas durante o banho. Não empregue força demais na hora de esfregar a pele do corpo e, caso queira fazer uma esfoliação, use materiais e produtos adequados para fazer isto.

Pense na sustentabilidade na hora de fazer a higiene bucal e tomar o seu banho. Quando for retirar os esmaltes das unhas, tenha em mente a atenção de estar sempre limpando os cantinhos das unhas. Faça esfoliação dos pés com movimentos de auto-massagem.

4- Invista mais tempo cuidando de si
Aproveite o confinamento para fazer tudo aquilo que talvez a sua rotina não permitisse fazer com frequência. Passe um bom hidratante após o banho no corpo, nos dedos e nas unhas fazendo auto massagem. Retire toda maquiagem e fique um tempo sem usá-la, para descansar a pele. Como não irá sair à rua, não precisa estar maquiada todos os dias. O uso contínuo da maquiagem obstrui os poros.

5- Movimente-se todos os dias para liberar o fluxo energético
Água parada dá dengue e do mesmo modo nosso corpo não foi feito para ficar o tempo todo em repouso. É preciso manter o corpo em movimento para liberar o fluxo energético, ajudar na circulação, diminuir a retenção hídrica, eliminar toxinas e mantém o metabolismo em ordem. 

Diga não à tentação do sedentarismo durante a quarentena e procure uma atividade para fazer em casa, mesmo que de curta duração.

6- Crie rotinas
Na opinião de Helisse, é preciso se doutrinar para enfrentar este período sem descuidar da saúde e da beleza. Ela afirma que costuma categorizar por letras do alfabeto as atividades.

A: Corpo - autocuidado com pele, cabelos e unhas principalmente com :
Limpeza
Esfoliação
Hidratação 

B: Mente - Autoconhecimento
Leituras
Filmes
Jogos e atividades 

C: Atividade física
Evitar o sedentarismo
Estar sempre em movimento

D: Almoçar/ soneca
Tirar 20min de sono após o almoço
Evitar dormir demais durante a noite
Regrar horários de dormir e acordar

7- Preste atenção na sua alimentação 
É preciso buscar diminuir o consumo de alimentos hipercalóricos, que sejam ricos em açúcar, assim como os processados e industrializados. Esse hábito pode provocar diversos processos inflamatórios, inclusive na pele e cabelos.

8 - Pratique o jejum intermitente 
Para a especialista, essa prática estimula sua imunidade é super antioxidante e favorece processos anti-inflamatórios do corpo.

9- Acrescentes chás relaxantes e desintoxicantes à sua rotina
Busque acrescentar à sua alimentação a ingestão de chás tipo Melissa, carqueja, dente de leão, lavanda e valeriana.

10- Faça procedimentos de renovação da pele
Adotar a esfoliação e a limpeza de pele ajuda e muito a melhorar não somente o aspecto, mas também a prevenir acne, manchas, poros, rugas. Consulte um dermatologista e tenha um profissional especializado na saúde da sua pele para chamar de seu, que te acompanhe e cuide de você presencialmente ou telepresencialmente pela internet.