Saúde

Saudáveis e duradouros: confira cinco enlatados que não podem faltar na sua despensa

Além de saborosos, eles dispensam o uso de conservantes químicos, pois as embalagens de aço preservam as proteínas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Em tempos de quarentena por conta do novo coronavírus (Covid-19), os alimentos enlatados são uma excelente opção para longos períodos de armazenamento e servem como ingredientes para diversas receitas. Além de saborosos, eles dispensam o uso de conservantes químicos, pois as embalagens de aço preservam as proteínas, os lipídios e os glicídios, bem como os valores nutricionais dos alimentos. 

Foto: Reprodução

Isso acontece porque os alimentos passam por um processo hermético de envase que elimina os microrganismos e preserva as propriedades nutricionais, sem qualquer necessidade de aditivo químico. Para ajudar a abastecer a despensa de casa, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) indica cinco tipos de enlatados versáteis e que incrementarão qualquer receita.

Confira as dicas:

- Tomate pelado: Embora mais caras, as latas que contêm tomates pelados são também as que apresentam o fruto da forma mais natural. Após a colheita, os tomates são higienizados e embalados nas latas, junto com um pouco de suco de tomate. Por isso, são considerados produtos minimamente processados. Após fechadas, as latas são cozidas em uma autoclave, o que preserva todo o sabor e nutrientes, sem necessidade de adição de conservantes químicos.

“Os únicos conservantes utilizados são os ácidos cítrico ou ascórbico, também presentes naturalmente no fruto”, explica a engenheira de alimentos Thais Fagury, presidente da Abeaço. Coringas na cozinha, as latas de tomates pelados inteiros ou em pedaços podem ser utilizadas em qualquer preparação que utilize o ingrediente. O prazo de validade médio é de dois anos.

- Milho: Já vem cozido, é rico em carboidrato, portanto, pode ser uma ótima opção para substituir o arroz ou outras fontes de carboidratos. O milho torna qualquer receita mais colorida e deixa os pratos mais ricos em nutrientes. Versátil, pode ser ingrediente para doces (bolos, pamonhas) e salgados (tortas, refogados), além de acompanhamento para o almoço e o jantar. O prazo de validade médio é de dois anos.

- Pescados: A sardinha e o atum são ricos em Ômega 3, uma gordura do bem que ajuda na prevenção a doenças cardiovasculares, diminui o nível de colesterol e colabora com a manutenção da memória. Os pescados em lata podem ser o prato principal ou ingredientes de várias receitas, como tortas, pizzas e massas. O prazo de validade médio é de quatro anos.

“O peixe, quando conservado em óleo de soja ou em azeite na lata, não tem seus nutrientes dissipados, já que o processo de preparação do alimento enlatado é diferenciado. O peixe é colocado cru dentro da lata e, depois de ser hermeticamente fechada, a embalagem é levada a fornos em altas temperaturas, garantindo ainda mais a preservação dos nutrientes, como o ômega 3”, explica Thais. 

- Creme de leite: A versão enlatada tem menos gordura que o creme de leite fresco: de 20% a 25% (o fresco tem 35% de gordura). Versátil, pode ser consumido em preparações doces e salgadas, como estrogonofe, massas, batata gratinada, ganache de chocolate, chantilly, e também pode dar um toque especial ao acompanhar frutas, como pêssego enlatado e morango fresco.

Ao usar creme de leite em lata, é possível separar o soro (parte integrante do produto, mas que o torna mais líquido) do creme, ganhando um ingrediente mais consistente. O prazo de validade médio é 14 meses.

- Leite condensado: ingrediente clássico de muitas receitas de sobremesas, como pavês, brigadeiros, tortas, bolos e pudins. O leite condensado é feito a partir de leite fresco, puro e integral, adoçado com açúcar. O prazo de validade médio é 24 meses.

Dica de receita
Que tal aproveitar o leite condensado enlatado e fazer uma deliciosa sobremesa? Confira a dica de um pudim simples, rápido e muito fácil de fazer, sem abrir mão do sabor!

Pudim 3 latas

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite
1 envelope de gelatina sem sabor
1 pacote de coco ralado
Açúcar para caramelizar

Modo de preparo
1- Hidrate e depois dissolva a gelatina sem sabor, como manda no envelope.
2- Bata com o leite condensado, o creme de leite e o leite no liquidificador.
3- Misture o coco ralado.
4- Despeje a receita na forma já caramelizada. Leve para gelar por aproximadamente 3 horas.

Dica: para desenformar, leve a assadeira da geladeira direto para o fogo, deixe esquentar um pouco, para o açúcar derreter. Quando for virar, vire em um prato grande de vidro, a calda do açúcar derretido fica linda em cima do pudim!