Saúde

Saúde: conheça sete sementes ricas em fibras que auxiliam a regular o intestino

Conhecido como a sementinha que fica em cima do pão de hambúrguer, o gergelim é uma boa fonte de fibras, proteínas e ferro

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer adotar hábitos saudáveis? As sementes de frutas e vegetais são um ótimo complemento para uma alimentação saudável. Algumas delas tem o poder de auxiliar na diminuição do peso, do colesterol, de inflamação como celulite, aumentam a massa magra, além de equilibrar as funções do organismo. Pensando nisso, a Taeq separou sete sementes ricas em fibras em fibras que ajudam a regular o intestino. Confira:

1. Chia é rica em ômega 3

Ela proporciona a sensação de saciedade, ajuda a perder peso de forma saudável, diminui o inchaço e facilita a digestão. Além de ser rica em ômega 3, vitaminas A e B e minerais como cálcio, ferro e magnésio. Para consumi-la, você pode adicionar pequenas porções do alimento em sucos, vitaminas, iogurtes, receitas de pães e bolos e saladas de folhas.

2. Linhaça é aliada do coração

A sua melhor forma de consumo é a semente moída (para facilitar o processo digestivo). Ela pode ser adicionada em saladas, sucos, pães, biscoitos e bolos (principalmente por meio da farinha de linhaça).

3. Semente de abóbora possui ferro e magnésio

São ricas em ômega 3, vitaminas A, B e E, minerais como ferro e magnésio e antioxidantes. Por serem extremamente versáteis na cozinha, você pode fazer diversas receitas com semente de abóbora, como pães, cookies e molhos para massas ou carnes.

4. Gergelim é uma semente proteica

Conhecido como a sementinha que fica em cima do pão de hambúrguer, o gergelim é uma boa fonte de fibras, proteínas e ferro. Ele também conta com vitaminas B1, B2 e E em sua composição, contribui para o bom funcionamento do intestino (principalmente para pessoas que sofrem com prisão de ventre) e melhora a elasticidade da pele.

5. Semente de mostarda possui propriedades termogênicas

As sementes de mostarda são um dos alimentos termogênicos que você deveria incluir na dieta. Por serem digeridas pelo corpo de forma mais lenta, elas auxiliam no processo de perda de peso e ainda contam com uma boa quantidade de fibras que promovem a sensação de saciedade e melhoram a saúde intestinal. Além disso, elas também são ricas em vitaminas A, C, E e K e outros nutrientes que ajudam a deixar o corpo mais resistente.

6. Semente de girassol protege o sistema imunológico por ser antioxidante

Ela também é fonte de selênio (mineral que ajuda a defender o corpo contra gripes e resfriados, protegendo o sistema imunológico), vitamina E e antioxidantes.

7. Quinoa pode ser usada em receitas doces e salgadas

A quinoa é um semente versátil e com alto valor nutricional e boas doses de riboflavina (vitamina B2), que é essencial para o processo metabólico. Geralmente, ela é acrescida em alimentos doces e salgados como quibe, tabule, pães, massas, biscoitos e saladas de frutas, sendo adicionada sob forma a de farinha, flocos ou grãos cozidos.