Saúde

Saúde: consumos com imunidade em tempos de prevenção

Em tempos de pandemia com grandes problemas na saúde pública, já está mais que provado a gravidade do Coronavírus, com isso surgem algumas perguntas

Redação Dino

Em tempos de pandemia com grandes problemas na saúde pública, já está mais que provado a gravidade do Coronavírus, com isso surgem algumas perguntas. Algumas dúvidas como: qual a melhor forma de se prevenir ? Não terá algum remédio ou vacina? Há algo que podemos incluir na nossa rotina para aumentar a nossa imunidade? Respostas definitivas ainda não existem, mas sabe-se que um estilo saudável é a melhor opção para manter o corpo forte para qualquer eventual contaminação.

Em todo mundo, já são mais de 300.000 casos de pessoas que contraíram a doença. Estudos mais recentes do Jornal Internacional de Ciência Oral aponta que essa família científica do Coronavírus, proveniente dos morcegos e do pangolim, pode contaminar humanos e mamíferos vertebrados, afetando respiração, sistemas gastrointestinal e nervoso. Esse mesmo estudo indica que esse vírus, causando principalmente febre e dificuldades respiratórias, é transmitido através de olhos, nariz e boca nas pessoas.

Dentre os cuidados necessários, já sabe-se que os pontos de consenso são lavar e higienizar mãos e rosto, evitar aglomerações de pessoas, praticar exercício físico moderado, beber bastante água, dormir bem, além de procurar a ingestão de alimentos que fortalecem o sistema imunológico.

Alguns alimentos como:

Frutas cítricas: ricas em vitamina C e compostos bioativos antioxidantes.
Vegetais Verde Escuros: melhoram a resposta antiviral do organismo.
Castanha do Pará, queijos de castanha e bebida de castanha: possuem selênio que contribuem para funções antioxidantes.
Especiarias naturais: cúrcuma, gengibre, manjericão, alecrim: possuem ação anti-inflamatória, antimicrobiana, ação antioxidante e protetora respiratória.
Alimentos fermentados: kombucha, kefir, tempeh, frutas fermentadas: contribuem para a ação detoxificante do organismo, um intestino saudável e contribui para o sistema imunológico.