Saúde

Saúde e bem-estar: confira os benefícios ao consumir a fruta marmelo na alimentação

A fruta ajuda muito no funcionamento do intestino

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já ouviu falar no Marmelo? A fruta muito consumida no estado de Minas Gerais, é altamente rica em fibras, vitaminas A, C e outros nutrientes importantes para o organismo. Além disso, ela pode ser consumida em diversas formas como, in natura, em doces e chás. Pensando nisso, o portal Taeq separou cinco benefícios ao consumir o marmelo na alimentação. Confira:

Marmelo ajuda no funcionamento do intestino

Por ter um alto teor de fibras alimentares, a fruta marmelo ajuda muito no funcionamento do intestino e do sistema digestório como um todo, pois auxilia na absorção dos nutrientes e previne problemas como diarreia ou prisão de ventre. Ela também garante saciedade e, por ser fonte de pectina (uma fibra específica), é muito indicada para o preparo de geleias e compotas.

Faz bem para a saúde do coração e auxilia no controle do índice glicêmico

Outro grande benefício do marmelo é que ele contribui bastante para a saúde do coração. As fibras alimentares (presentes na polpa e na casca da fruta) ajudam a regular o colesterol - prevenindo problemas cardiovasculares - e também auxiliam no controle dos níveis de glicose no sangue. Além disso, o marmelo é fonte de potássio, mineral importante para a circulação sanguínea, que ajuda a fortalecer os músculos e prevenir doenças do coração.

Fortalece o sistema imunológico

Além de ser fonte de fibras, o marmelo também se destaca por ser rico em vitaminas A, C e substâncias antioxidantes que ajudam a turbinar o sistema de defesa do corpo. Esses nutrientes mantêm a imunidade alta e contribuem para a saúde dos olhos (prevenindo doenças de córnea e mácula, por exemplo).

Tem ação diurética, anti-inflamatória e cicatrizante

Para quem não sabe, o marmelo possui, em sua composição, substâncias terapêuticas que podem ser muito benéficas para a saúde. Os taninos, por exemplo, são compostos que cumprem ação antioxidante, anti-inflamatória e cicatrizante - ótimos para tratar dores de garganta e outros focos de inflamação. O ácido málico é outra substância presente na fruta que tem ação antioxidante e diurética - ou seja, ajuda a eliminar toxinas e impede o acúmulo de líquidos.

Contribui para a saúde da pele e dos cabelos

Você sabia que o marmelo também ajuda a garantir a saúde da pele e dos cabelos a longo prazo? Por ter um alto teor de agentes antioxidantes, essa fruta combate a ação dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce.