Saúde

Saúde em dia: sete alimentos que funcionam como remédios naturais

Com relação aos problemas relacionados à coagulação (como varizes e trombose), o ideal é investir em uma dieta anticoagulante, com alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e bastante água.

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
A alimentação influência diretamente na saúde tanto no que se refere a prevenção como a cura de doenças. Com relação aos problemas relacionados à coagulação (como varizes e trombose), o ideal é investir em uma dieta anticoagulante, com alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e bastante água.
O portal Taeq preparou uma listinha de alguns alimentos anticoagulantes que não podem faltar no seu cardápio. Confira: 
Foto: reprodução
1. Alho: ele, que é usado como tempero na culinária brasileira, possui substâncias que bloqueiam a formação de coágulos. É rico em vitamina C, B6, fibras, cálcio, fósforo, selênio, manganês e outros nutrientes importantes. Esse alimento também tem forte potencial anticoagulante, por possuir as substâncias alicina e ajoene, que bloqueiam a união de plaquetas (evitando a formação de coágulos) em sua composição. 
2. Cebola:  fonte de adenosina, substância anticoagulante que consegue  bloquear a agregação das plaquetas - evitando, assim, a formação de coágulos.
A cebola é muito usada para temperar receitas brasileiras e também fornece muitos nutrientes importantes: vitaminas do complexo B, C, antioxidantes e minerais variados.

3. Ginseng: alimento garante a dilatação dos vasos e inibe a formação de coágulos. A raiz é rica em antioxidantes, vitaminas e também funciona como anti-inflamatório natural. Além disso, ele auxilia na circulação sanguínea, garantindo a dilatação dos vasos e inibindo, de certa forma, o processo de coagulação.

4. Canela: ela fornece cinamaldeído, composto anticoagulante, que evita o agrupamento de plaquetas e, assim, a formação de coágulos. A canela também funciona como termogênico natural (acelerando o metabolismo), auxilia na digestão e no combate a infecções.
5. Peixe: rico em ômega 3, substância que 'afina' o sangue e auxilia na circulação e na prevenção de doenças cardiovasculares. É importante que você consuma peixes variados - salmão, atum, sardinha, cavalinha, truta e anchovas. 

6. Azeite de oliva: é fonte de polifenóis anticoagulantes, que atuam como antioxidantes e inibem a formação de coágulos no sangue. Uma boa dica é usar esse alimento para temperar saladas, legumes, pizzas e outras receitas no dia a dia.
7. Cúrcuma, também conhecida como açafrão: fornece a substância curcumina, que impede a aglutinação de plaquetas e a formação de coágulos. A cúrcuma também traz vários benefícios ao nosso organismo: auxilia na digestão, reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e atua como anti-inflamatório.