Saúde

Saúde Mental: atendimento remoto tem sido fundamental para combater ansiedade e depressão

As terapias e consultas online se tornaram aliadas em tempos pandêmicos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Se a saúde mental já era um tema que precisava ser debatido, com a pandemia da covid-19 esse debate se tornou ainda mais importante. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2020 enfatiza a gravidade do assunto: 86% dos entrevistados relataram sinais de ansiedade, 45,5% perceberam a presença de estresse pós-traumático de forma moderada e 16% declararam ter depressão.

Com resultados tão negativos, a pesquisa demonstra que a ajuda de um profissional é extremamente importante. Por causa da pandemia, os atendimentos remotos são uma alternativa para lidar com o momento difícil e as consequências dele. 

As consultas chamadas de "telemedicina" tem a mesma efetividade que as consultas presenciais. Entenda os benefícios das consultas online:

  • Redução do tempo de deslocamento;
  • Economia; 
  • A consulta pode ser realizada em qualquer lugar com acesso à internet; 
  • Proteção das informações fornecidas durante a consulta; 
  • Atendimento com especialistas que estão ao alcance do paciente.

De acordo com Vitor Moura, CEO da VidaClass, plataforma de saúde que oferece consultas com psicólogos e terapeutas, os preços acessíveis e a telemedicina podem ajudar na recuperação dos pacientes. "Os serviços oferecidos aqui podem ser enquadrados como exemplo de tecnologia voltada ao bem-estar das pessoas, já que une pacientes e médicos por geolocalização e pretende ser um suporte para os quase 170 milhões de brasileiros que não possuem plano de saúde e precisam de algum tipo de atendimento médico", explica.