Saúde

Saúde no cardápio: confira cinco alimentos sem glúten para incluir no dia a dia

Nutriente está presente em diversos alimentos, como trigo, aveia, centeio e cevada

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O glúten é um nutriente presente em diversos alimentos, como trigo, aveia, centeio e cevada. Porém, essa proteína vegetal pode causar uma série de desconfortos em pessoas intolerantes a ela, como dores abdominais, indigestão, inchaço, enxaqueca e até inflamações articulares.

Com isso, de acordo com a rede de lojas de produtos naturais Bio Mundo, o menu livre de glúten pode ser bem mais vantajoso do que parece. Entre os benefícios, está o auxílio no processo de emagrecimento, já que alimentos com índices glicêmicos menores aumentam a sensação de saciedade e estão diretamente ligados ao bom funcionamento metabólico.

As substituições, por outro lado, devem ser feitas de maneira saudável. Pizzas, bolos, pães e doces devem dar lugar às frutas, legumes e vegetais. Atualmente, há uma grande variedade de produtos sem glúten para os celíacos que buscam um estilo de vida mais equilibrado, e é importante consultar um especialista antes de mudar qualquer dieta. Para ajudar nessa escolha, a Bio Mundo listou cinco produtos sem glúten para incluir no cardápio do dia a dia:

- Espaguete de soja
Com ingredientes 100% naturais e orgânicos, a massa oferece 33g de proteína estritamente vegetal e pode ser consumida também por veganos. Outra vantagem é o baixo índice de sódio e carboidrato que o alimento possui. Uma ótima dica é fazê-lo como salada ou combinar com diferentes tipos de molhos. 

- Pão de forma multigrãos sem glúten e lactose
Saudável e saboroso, o alimento possui ingredientes funcionais como sementes de linhaça, óleo de girassol e proteína de soja. O mix de cereais é fonte de fibras extremamente benéficas para o intestino e o pão pode ser combinado com geleias e patês naturais para ficar ainda mais gostoso.

- Snacks veganos
Os snacks integrais são assados e estão disponíveis em três deliciosos sabores: ervas finas, queijo e tomate com orégano. Além disso, não possuem ingredientes de origem animal e são livres de glúten. Uma opção de lanche prática e gostosa para qualquer hora do dia. 

- Cookies Integrais
Feito com pedaços de chocolate sem lactose e farinha de arroz, o cookie integral é uma saudável e deliciosa escolha para o lanche da tarde. Pode ser consumido por celíacos, veganos e intolerantes à lactose.

- Biscoitos integrais de arroz
Queridinho pelos nutricionistas, os biscoitos integrais de arroz possuem uma grande quantidade de fibras e aumentam a sensação de saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento. Versátil, pode tanto ser consumido in natura como ser associado a diversos doces e salgados.