Saúde

Seis e-books gratuitos com curiosidades sobre alimentação

Cada nutriente tem sua função essencial de atuação, e as escolhas feitas diariamente afetam diretamente na saúde como um todo

Vanessa Brunt e Jéssica Zoleti, do Não Óbvio

A saúde começa pelas escolhas colocadas no prato. Para quem deseja mudar hábitos, confira e-books gratuitos com informações atuais de temas como a introdução alimentar, colesterol, agrotóxicos, alimentação plant based, aproveitamento dos alimentos, panc (plantas alimentícias não convencionais) e a relação da alimentação com a depressão e ansiedade.

Uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Cada nutriente tem sua função essencial de atuação, e as escolhas feitas diariamente afetam diretamente na saúde como um todo.

A importância de conhecer melhor sobre os alimentos é fundamental para escolhas mais eficientes, que podem garantir uma série de benefícios.

Para quem deseja ampliar seus conhecimentos, o NÃO ÓBVIO foi atrás de e-books totalmente gratuitos e escritos em português que abordam assuntos fora da caixa. Os conteúdos apresentam informações atuais e necessárias para quem deseja conhecer melhor o que coloca no prato.
Foto: Não Óbvio
A introdução alimentar, aproveitamento dos alimentos e os danos de utilizar agrotóxicos são alguns dos temas inclusos. A necessidade nutricional, porém varia conforme o estilo de vida, composição física, idade e gênero. Por isto relembramos aqui a importância de um acompanhamento com o profissional de nutrição, independente dos conhecimentos gerados.

1. Os 10 Passos para Alimentação e Hábitos Saudáveis: do nascimento até os 2 anos de idade | LEIA

Uma alimentação equilibrada deve ser estimulada desde a gestação, e por isso abrindo nossa lista, o e-book Os 10 passos para alimentação e hábitos saudáveis: do nascimento até os 2 anos de idade. Produzido pela UNICEF Brasil, o material visa divulgar informações importantes e dicas para garantir uma alimentação saudável para os bebês até os 2 anos de idade.
Foto: Não Óbvio
Lançado em outubro de 2018, o material contém ilustrações para exemplificar os dez passos e reforça a importância da amamentação para o desenvolvimento da criança.

Faça o download clicando aqui.

☌ Para mais informações sobre o assunto, conheça o curso online Descomplicando a Introdução Alimentar, desenvolvido pela autora do @mundoblw, Érika Baldiotti. O curso contém mais de 10 vídeos aulas e 2 e-books com informações sobre a BLW (Baby Led Weaning), um método diferente de introdução dos alimentos sólidos.

2. Colesterol: Mitos e Verdades | LEIA

Desenvolvido pelo pesquisador Flávio Passos, Colesterol: Mitos e Verdades é um e-book que se propõe a informar e tirar a dúvida: será mesmo que o colesterol é um vilão para a sua saúde?
Foto: Não Óbvio
Quase sempre associado à doenças e fatos negativos, o colesterol é parte essencial para o nosso organismo. O material apresenta um breve resumo para ajudar na compreensão desse assunto tão polêmico, e oferece recursos para que você possa entender melhor o que mostram nos exames.

Clique aqui para assistir o teaser de apresentação do e-book e saiba mais informações.

Faça o download clicando aqui.

☌ Flávio Passos também desenvolveu o programa online Coma Fora da Caixa. Construído para ajudar quem deseja transformar sua saúde, é possível adquirir o acesso vitalício ao conteúdo de 10 modelos, com 50 aulas e 56 materiais didáticos sobre alimentação saudável. Conheça o conteúdo oferecido, clicando aqui e se inscreva para lista de espera da próxima turma, clicando aqui.

3. 10 Mitos e Verdades sobre Agrotóxicos: Guia prático para uma alimentação mais consciente e saudável | LEIA

Com a intenção de ampliar o debate e informar sobre como se alimentar de forma mais saudável, o e-book 10 Mitos e Verdades sobre Agrotóxicos: Guia prático para uma alimentação mais consciente e saudável desmistifica algumas afirmações conhecidas, que nem sempre são verdadeiras.
Foto: Não Óbvio
Produzido pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em 2012, o material foi lançado para comemorar o Dia Mundial da Alimentação e contém informações sobre se lavar bem os alimentos elimina os agrotóxicos, se hidropônicos não têm o veneno ou até se agrotóxico é a mesma coisa que pesticida e defensivo agrícola.

Faça o download clicando aqui.

☌ Para saber mais sobre o assunto, confira o podcast Mamilos #215 (já indicado pelo NÃO ÓBVIO na lista 6 podcasts brasileiros para aprender e refletir de forma lúdica). Com o objetivo aprofundar mais sobre esse cenário e entender os pontos que cercam os agrotóxicos e a comida que comemos, as especialistas Larissa Bombardi e Ailin Aleixo se unem as apresentadoras Juliana Wallauer e Cris Bartis para um bate papo cheio de informação.

4. Diga não ao desperdício & Panc’s | LEIA

O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimento no mundo, e por isso o e-book Diga Não ao Desperdício & Panc’s apresenta ações simples, como o bom aproveitamento dos alimentos para reduzir o desperdício.
Foto: Não Óbvio
Com receitas e uma tabela comparativa de valores nutricionais, o material oferece alternativas práticas e saudáveis para o aproveitamento dos alimentos e de plantas não-convencionais, visando uma alimentação variada, saborosa e balanceada.

Faça o download clicando aqui.

☌ Para saber mais sobre Panc (Plantas Alimentícias Não Convencionais), confira a entrevista realizada pela nutricionista e chef de cozinha Bela Gil, com o biólogo e criador da sigla, Valdely Kinupp.  

5. Alimentação, Depressão e Ansiedade: entenda a relação | LEIA

Desenvolvido pela PRACE (Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis) da Universidade Federal de Alfenas (MG), o e-book Alimentação, Depressão e Ansiedade: entenda a relação tem como objetivo despertar sobre como a alimentação pode atuar como coadjuvante no tratamento e prevenção de transtornos mentais.
Foto: Não Óbvio
Lançado em 2018, a publicação também compartilha informações sobre os nutrientes que melhoram o quadro de ansiedade e depressão, alimentos que ajudam a diminuir as alterações de humor e auxiliam na melhora dos distúrbios do sono, recomendações diárias e os que devem ser evitados.

Faça o download clicando aqui.

☌ O site Medical News Today categorizou um lista com com nove alimentos que podem melhorar os sintomas da ansiedade. Confira as informações traduzidas pelo site da Veja, clicando aqui.

6. Plant Based: uma alimentação à base de plantas e uma vida repleta de saúde | LEIA

O e-book Plant Based: uma alimentação à base de plantas e uma vida repleta de saúde apresenta a alimentação 100% natural e todos os benefícios que ela pode proporcionar.
Foto: Não Óbvio
A alimentação é baseada em frutas, legumes, verduras, leguminosas, oleaginosas e tudo o que for natural. Quem adere a plant based, evita produtos com altos níveis de conservantes, açúcares e sódio. O que contribui para deixar o corpo livre de substâncias tóxicas.

Produzida pela Namu Cursos, o material também aborda a diferença entre o veganismo e alimentação à base de plantas, e receitas para incentivar os leitores interessados nesse tipo de alimentação.

Faça o download clicando aqui.

☌ Para mais informações sobre a alimentação à base de plantas, conheça o curso Descomplicando a Alimentação Plant Based. Aprenda conceitos, filosofias, técnicas e práticas, para ter mais autonomia para levar a dieta a base de plantas para o seu dia a dia de forma descomplicada.



*Conteúdo em parceria com o site Não Óbvio