Saúde

Sem mito: veja cinco verdades sobre o ciclo menstrual

Questões geram dúvidas, mas ajudam a entender o período

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O período do ciclo menstrual ainda gera diversas dúvidas para as mulheres. Ele dura cerca de 28 dias e causa algumas mudanças no corpo todo, como na pele e cabelos, por exemplo. Para ajudar a desmistificar o assunto, Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual, esclareceu cinco fatos sobre o ciclo menstrual. Confira:

1- Ter relação sexual no período menstrual é mais prazeroso

Pode ser sim, pois há um aumento da irrigação sanguínea na região pélvica, fazendo com que a mulher se lubrifique com mais facilidade, além de ter mais sensibilidade.

2 – Durante a menstruação é possível engravidar

Sim, é possível, embora seja muito raro , mas  isso acontece principalmente porque a mulher pode ter uma ovulação no final da menstruação, (dependendo do ciclo menstrual dela) e os espermatozoides sobrevivem por muito mais tempo do que a maioria das pessoas pensam. Alguns ficam ativos de 3 a 5 dias.

3- Relação sexual durante a menstruação aumenta o risco de contrair IST (Infecção Sexualmente Transmissível)

Nesse período, esse risco é realmente maior, pois o sangue contém nutrientes propícios para o crescimento de microrganismos. Mas é claro, somente se a relação for sem proteção, o que não deve acontecer.

4- Mulheres que convivem juntas ou próximas, geralmente menstruam na mesma época

Parece estranho, mas é bem normal. Isso acontece porque durante a menstruação ocorre uma variação hormonal que em alguns casos é alterada por muitos fatores e assim, esses hormônios se regularizam. O ciclo menstrual, também sofre influências do ambiente externo e por isso, mulheres que convivem juntas, na mesma casa ou ambiente de trabalho acabam tendo a menstruação simultânea.

5- O aparecimento de acne é normal durante o período menstrual

Acontece com a maioria das mulheres e se dá em função das alterações hormonais, que fazem com que as glândulas sebáceas aumentem a secreção. Mas a alimentação durante o período menstrual também pode influenciar, pois muitas mulheres exageram nos doces nesse período, o que não é positivo.