Saúde

Sem perder o foco: especialista fitness ensina como fazer exercícios usando o sofá de casa

Para Sue Lasmar, é possível cumprir a quarentena e manter os cuidados com o corpo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), várias academias estão fechadas e muitas pessoas estão preocupadas em como manter a boa forma agora que não poderão, por algum tempo, usar os aparelhos para os treinos. Mas, para a "diva fitness" Sue Lasmar, é possível cumprir a quarentena, necessária neste momento de pandemia, e também manter os cuidados com o corpo. 

Foto: Divulgação

“Com o peso do próprio corpo e também levantando objetos que temos em casa é possível com criatividade e boa vontade manter uma rotina de exercícios e minimizar o impacto da quarentena para o corpo. Se você não tem uma mini academia em casa, saiba que é possível usar até mesmo o sofá de casa para treinar. Logo, você tem duas opções, sentar no sofá e assistir TV até acabar a quarentena e ganhar alguns quilinhos ou usar o mesmo sofá pra manter a forma", diz Sue.

A especialista também conta que em momentos como este o ideal é se manter ativo, ainda que não seja possível fazer exatamente com a mesma carga e com as mesmas variações os exercícios que são feitos na academia.

“Importante é treinar os principais grupamentos musculares, se manter ativo para não acabar comendo mais calorias do que gasta e nem perder o pique dos treinos. Se você não tem nenhum tipo de aparelho, acessórios ou afins, use o que tem no espaço que tem. O importante é se manter ativo”, avalia.

Confira alguns exercícios que Sue Lasmar faz em casa utilizando o sofá:

- Agachamento no sofá (pernas e bumbum)

Faça 3 a 4 séries de até 12 repetições, respeitando o seu limite, ou quantas repetições conseguir na última série. Cuidado com a postura. Faça uma pausa e retome. Este exercício é muito eficaz para tonificar pernas e glúteos.

- Flexão de braço (braços e peitorais)

Posicione-se atrás do seu sofá. Apoie os braços no encosto e dê dois passos para trás. Dessa maneira flexione os braços empurre com força e volte para posição inicial. Faça 4 séries de 12 repetições sem descanso ou até o seu limite.

- Abdominal no sofá

Sentada na beira do seu sofá coloque as pernas estendidas à sua frente e não encoste no chão. Apoie as mãos na parte onde está sentada e flexione os quadris e joelhos, trazendo-os até o peito. Volte para a posição inicial e faça quanta repetições conseguir.

- Leg press com o sofá

Deite no chão com a coluna reta (recomendo apoiar as costas com um emborrachado ou alguma superfície lisa e confortável). Levante o sofá e empurre-o para cima com as duas pernas. Estique as pernas ao máximo e quando as retrair vá até o seu limite. Procure formar uma inclinação de de 45 graus entre o chão e as suas pernas. Faça 3 séries de 12 repetições ou até onde o seu limite permitir.

- Levantamento de sofá (bíceps)

Com a coluna reta, agache e levante a lateral do sofá com os dois braços. Ponha-se de pé, segurando o sofá. Agora com os cotovelos colados ao corpo, levante e abaixe o sofá até o seu limite. Faça isso em 3 séries.