Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Sem ressaca: o que fazer antes e durante as festas de fim de ano

Nutricionista dá dicas para amenizar e combater os efeitos do excesso de comida e bebida

Redação iBahia • 07/12/2019 às 10:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 10:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As festas de fim de ano são ambientes propícios para exageros: o clima de celebração e a reunião em família ou entre amigos pedem aquela mesa farta, seja de comidas ou de bebidas. Nesse meio, quem opta por consumir bebidas alcoólicas deve tomar cuidado com uma velha conhecida — a ressaca.

O estado de 'sobrecarga' do corpo é causado pela intoxicação — a absorção e a metabolização — do álcool no organismo, gerando sintomas como dor de cabeça, tontura, náuseas, entre outros. Não há um remédio para o problema, mas existem formas de amenizar e combater seus sintomas, como explica a nutricionista Cristiane Kovacs, autora do livro "Manual de Sobrevivência - Ressaca".

Segundo Cristiane, a principal dica para evitar o problema é não fazeer jejum antes de iniciar o consumo de álcool. Esse jejum, explica, não é necessariamente de um dia, mas de algumas horas antes da ingestão.

— O jejum pode acelerar cada vez mais o processo de intoxicação pelo álcool e o processo de metabolização no organismo — conta. A dica para as horas anteriores à festa é focar em legumes e verduras, além da hidratação do corpo.

— Quanto mais hidratada, menos a pessoa vai sentir os efeitos. Quanto mais o rim trabalhar, melhor — indica a nutricionista. Ela elaborou um planejamento básico de alimentação ao longo do dia da festa. Nesse planejamento, o foco é uma alimentação leve com uma quantidade ideal de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras de fontes boas).

Confira
:

CAFÉ DA MANHÃ
Para o café da manhã, a dica é uma alimentação saudável e rica em líquidos. A especialista indica um cardápio com duas fatias de pão, geleia ou azeite (fonte boa de gordura), café com leite e uma fruta.

— Pode ser utilizado um suco de frutas natural, mas o ideal é a própria fruta — recomenda.

LANCHE DA MANHÃ
A recomendação é se hidratar. A nutricionista sugere um suco de mix de frutas.

ALMOÇO
A refeição deve conter arroz, feijão, salada verde, uma fonte de proteínas (carne de frango, peixe ou bovina). Alimentos excessivamente gordurosos, como feijoada, frituras de imersão e carnes gordas devem ser evitados para não sobrecarregar o fígado.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde