Saúde

Semente do bem: conheça os benefícios ao consumir a amêndoa no dia a dia

Amêndoas são fontes de cálcio, mineral que fortalece os ossos e dentes

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer melhorar seus hábitos alimentares? Se sim, as amêndoas podem ser uma grande aliada. Ela que é rica em nutrientes, como vitaminas e minerais, pode ser consumida em lanches e refeições. Pensando nisso, o portal Taeq separou oito motivos para consumir a amêndoa no dia a dia. Confira:

De acordo com a nutricionista Dafne Oliveira, a amêndoa é um superalimento, ótimo para crianças que possui muito benefícios para saúde. 

Saúde Cardiovascular
O consumo de amêndoas pode diminuir o mau colesterol (LDL) com a preservação do (HDL) colesterol saudável. "Pesquisas mostraram que a combinação de nozes com carboidrato em suas dietas é equivalente á reduzir o risco de ataque cardíaco em 35%. Devido ao seu alto teor de antioxidantes, a amêndoa fornece 45% de Vitamina E e 17,6% de vitamina B2 de RDA diariamente", declarou a nutricionista.

Câncer
As amêndoas são muito ricas em antioxidantes que fornecem a proteção contra o câncer causado pelos radicais livres. "Estes radicais livres danificam o DNA da célula que é responsável pelo desenvolvimento de células de câncer. Mas estes antioxidantes neutralizam os radicais livres que evitem danos ao DNA das células. Também ajuda a recuperar as células danificadas", enfatiza a especialista.

Ossos e dentes
As amêndoas são fontes de cálcio, mineral que fortalece os ossos e dentes. "Além disso, fornecem Magnésio e Fósforo, que ajudam a saúde dos ossos, prevenindo, assim a osteoporose", reitera a profissional.

Durante a gravidez
Para o desenvolvimento adequado dos fetos, as mulheres grávidas necessitam de folato, nutriente encontrado nas amêndoas.

Para Pele
Ela melhora a saúde da pele e faz com que seja flexível por conter Vitamina E, que é um poderoso antioxidante que nutre a pele e previne o envelhecimento.

Perda de Peso
Amêndoa tem um alto teor de gordura saudável que ajuda no metabolismo celular e síntese. Rica em fibras, que ajudam na digestão.

Para o Cérebro
Protegem as células do cérebro dos danos por radicais livres e, também, melhora a circulação do sangue para o cérebro. É altamente recomendável para crianças, pois, melhora a sua memória.

Diabetes
O risco de diabetes aumenta com aumento repentino no nível de açúcar. O consumo de fibra diminuir o aumento do nível de açúcar no sangue. Por isso, oferece benefícios completos para os portadores dessa doença.