Saúde

Semente do bem: conheça razões para consumir o pistache regularmente

Pistache é considerado um alimento adequado para prevenção de várias doenças

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já ouviu falar no pistache? Essa semente geralmente encontrado em bandejas de petiscos, é uma oleaginosa altamente rica em vitaminas e fibras que deixam o nosso organismo mais forte, gerando ânimo e disposição para o dia a dia. Pensando nisso, a Taeq separou três razões para consumi-la regularmente. Confira:

Fonte de energia para atletas

Segundo a nutricionista Adriana Ávila, a principal propriedade do pistache é a de fornecedor de energia, proveniente da gordura assim como do carboidrato, para repor a energia gasta no exercício. Essa alta capacidade energética faz do fruto um alimento ideal para que faz exercícios físicos. O fruto também oferece grande quantidade de cálcio, o que auxilia na formação e fortificação dos ossos, além do fósforo e zinco, minerais que combatem a fadiga muscular.

Combustível e proteção para o cérebro

Bom para o corpo, bom para a mente! O pistache oferece minerais e vitaminas que participam da formação de neurotransmissores como a serotonina, por exemplo, trazendo uma sensação de bem-estar, e outros nutrientes que são essenciais para manter nossas funções cerebrais equilibradas.

"Proteína vegetal, fibras, cálcio, ferro, zinco, magnésio, fósforo, potássio, vitamina B6, vitamina A e vitamina E são alguns dos nutrientes encontrados no pistache. A vitamina E é um importante antioxidante que combate os radicais livres, participa das membranas das células nervosas e dos hormônios sexuais", enfatiza a Dra. Adriana.

Para quem exercita muito o cérebro, como estudantes em época de vestibular, a quantidade de energia fornecida pelo fruto atua repondo a energia gasta no raciocínio. Segundo a profissional, ainda tem a vitamina B6 que interfere na manutenção do humor e o zinco, que evita a exaustão mental.

Ajuda a prevenir diversas doenças

O pistache é considerado um alimento adequado para prevenção de várias doenças, se consumido de forma regular e equilibrada. A ingestão constante do fruto atua na prevenção do câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, por exemplo.