Saúde

Sete alimentos ricos em ferro que devem fazer parte do seu cardápio alimentar

O ferro age na manutenção do sistema imunológico e ainda contribui para produção de colágeno e elastina

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Ter uma alimentação equilibrada faz toda diferença para o bom funcionamento do organismo. Entre os nutrientes essenciais para a dieta está o ferro, que é responsável pela formação da hemoglobina (elemento essencial para transportar oxigênio por todo o corpo). Além disso, o ferro age na manutenção do sistema imunológico e ainda contribui para produção de colágeno e elastina. 

Para te ajudar a enriquecer a alimentação com alimentos ricos em ferro, o portal Taeq preparou uma lista com sete opções. Confira: 

1- Peixes: além de rico em ômega 3, os peixes também têm ferro em sua composição. 

2- Beterraba: a raiz é uma aliada da saúde do coração, ossos e cérebro. A beterraba também ajuda a regular o índice glicêmico, que controla a quantidade de açúcar no sangue.

3- Carne vermelha: é a principal fonte de ferro, desde que consumida de maneira equilibrada. Carne de fígado, rins ou coração são alguns das opções ricas em ferro. 

4- Gema de ovo: em uma gema são encontrados 1mg de ferro. Essa parte do ovo também  é rica nas vitaminas A, D e do complexo B, além de possuir boas quantidades de cálcio, ácido fólico e ômega 3. Você também pode consumir um ovo cozido que já ajuda. 

5- Cereais: a cada 100 gramas de cereais há cerca de 5mg de ferro. Massas integrais, quinoa, aveia, cevada e trigo são algumas opções interessantes para quem não sabe por onde começar. 


6- Leguminosas: elas são ricas em ferro, proteínas e fibras alimentares. Lentilha, feijão preto, feijão carioca e feijão branco são algumas das opções. 

7- Vegetais verdes: são fontes de fibras, vitaminas e minerais, que ajudam a fortalecer o organismo e ainda impede reduz as chances de ele contrair alguma doença. Agrião, rúcula, espinafre, couve e brócolis são algumas das opções.