Saúde

Sete dicas para cuidar da saúde bucal das crianças

Hábitos têm que ser cultivados desde cedo, diz dentista

Agência O Globo
Dentes e gengivas fortes e saudáveis são frutos de dedicação e de uma série de cuidados que os pais devem ensinar desde a infância. A dentista Maria Fernanda Braga, autora do livro infantil "Aventuras de Dentix", lista dicas essenciais.
Foto: Divulgação
1. Quando levar ao dentista?
Desde bebê, pois é imprescindível cuidar do dentinho que acabou de nascer. Inicialmente, os pais podem fazer a higienização bucal dos filhos com uma dedeira de silicone ou uma gaze umedecida. Quando nascerem os molares, pode-se começar a usar a escova e o equivalente a um grão de arroz de creme dental para bebês.
2. Sem açúcar, por favor
O ideal é evitar sacarose até os 2 anos de idade. Além disso, é importante começar a ensinar com paciência o poder das frutas, das verduras e dos legumes na alimentaçãodos pequenos, pois é nessa fase que aperfeiçoamos os hábitos que levamos para a vida.
3. Bons aliados
Cenoura e maçã são boas opções de se colocar no cardápio, pois são considerados “detergentes”. Elas fazem bem para a saúde em geral e também para os dentes. Aliás, no caso de crianças maiores, devemos evitar triturar alimentos, pois o processo de mastigação é determinante para todo o desenvolvimento da boca.
4. Fique de olho na língua
Atenção, mamães e papais! Em todas as escovações, precisamos higienizar a língua até que ela mude da cor branca (sinal de que está suja) para a vermelha, que indica limpeza. Isso vale para todos, crianças e adultos.
5. Sem bico
A utilização prolongada de chupetas ou mamadeiras pode alterar a formação e posicionamento ósseo da turminha, gerando deglutição atípica, uma das responsáveis pela oclusão mal desenvolvida.
6. Lábios bem fechados
É importante sempre ficar ligada se a garotada dorme com a boca aberta, ronca ou acorda com facilidade. A respiração bucal leva a um aumento do risco de aparecimento de cáries, além de problemas alérgicos no futuro.
7. Brincadeira séria
As crianças são extremamente visuais, por isso é interessante fazer do ato de cuidar dos dentes o mais lúdico e chamativo possível. Escovas, pastas ou acessórios divertidos podem ajudar a despertar o interesse em cuidar dessa parte tão importante do corpo.