Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Sete motivos para manter o alho-poró na sua rotina alimentar

O vegetal é rico em vitaminas, minerais, proteínas, fibras, ácido fólico e antioxidantes

Redação iBahia • 23/04/2020 às 11:50 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:28 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Voce é adepto do alho-poró na culinária? Esse vegetal pode ser bem mais que um tempero para massas, molhos, carnes, risotos, sopas e outros pratos. O alho-poró é nutritivo e o seu consumo traz vários benefícios para saúde.

O vegetal é rico em vitaminas, minerais, proteínas, fibras, ácido fólico e antioxidantes. Ele pode ser consumido cru ou cozido. Veja sete benefícios de inserir esse alimento em seu cardápio alimentar.

Foto: reprodução / Shutterstock

1- Aliado da saúde dos ossos e muscular

O alho-poró é fonte de minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, como cálcio, ferro, potássio, magnésio, zinco e cobre.

2- Previne o envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas

O vegetal é rico em antioxidantes (vitamina C e o zinco), que neutralizam ou reduzem os efeitos dos radicais livres que são produzidos de forma natural pelo organismo, mas que podem causar danos nas estruturas do corpo quando há um desequilíbrio entre a quantidade de radicais livres e antioxidantes no corpo.

3- Hidrata a pele e elimina as toxinas do organismo


O alho-poró é um alimento diurético, que combate a retenção de líquidos e ainda ajuda a diminuir os inchaços pelo corpo.

4- Ajuda no funcionamento do sistema cardiovascular

A presença das vitaminas do complexo B ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso, cardiovascular e digestório.

5- Auxilia no emagrecimento

O alimento contém uma substância chamada de inulina, que atua na regulação dos níveis de hormônios controladores do apetite na corrente sanguínea, sendo um fator importante para o processo de emagrecimento, principalmente nos casos de obesidade.

Estudos apontam que a utilização de inulina reduz de forma significativa os índices de peso corporal e massa de gordura. Além disso, o alho-poró é um alimento rico em fibra, substância que ajuda a prolongar a sensação de saciedade, controla a fome e melhora a absorção de nutrientes.

Leia mais:



6- Aliado da gestação
O alimento é uma fonte de ácido fólico, substância fundamental para a saúde das grávidas, porque auxilia na formação do sistema nervoso do feto. A substância também melhora a aparência da pele, unhas, cabelos e atua no sistema imunológico.

7- Melhora a imunidade

Ele é uma fonte de vitamina C, que é essencial para o fortalecimento da imunidade. Essa substância ajuda na prevenção e alívio dos sintomas de gripes e resfriados.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde