Saúde

Sobe para onze o número de casos suspeitos de febre amarela na Bahia

Dois novos municípios baianos registraram casos suspeitos de febre amarela: Nova Viçosa e Itamaraju

Redação Correio 24h

Dois novos municípios baianos registraram casos suspeitos de febre amarela, subindo para onze o número de notificações. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), um caso foi registrado em Itamaraju e outro em Nova Viçosa, no Sul do estado. Além desses, um novo foi caso foi registrado em Teixeira de Freitas.

Até esta segunda-feira (6), foram notificados casos em cinco municípios: um em Itiúba, quatro em Coribe, um em Itamaraju, um em Nova Viçosa, um em Mucuri e três em Teixeira de Freitas. No entanto, um dos casos de Teixeira de Freitas e o de Mucuri foram descartados laboratorialmente. Os exames deram positivos para chikungunya. Os outros nove casos permanecem em investigação. Os casos notificados em Coribe e em Itiúba foram de pacientes moradores da zona rural.

Casos suspeitos no Brasil
Dos 857 casos registrados em todo Brasil, 667 permanecem em investigação, 149 foram confirmados e 41 descartados. De 135 óbitos notificados, o Ministério da Saúde confirmou 52, descartou três e investiga outros 80.

O Ministério da Saúde afirmou, ainda, que as doses extras da vacina contra a febre amarela foram enviadas aos estados que estão registrando suspeitas da doença, além de outros que façam divisas com áreas que tenham notificado casos. No total, 7,5 milhões de doses extras foram enviadas para Minas Gerais (3,5 milhões), Espírito Santo (1,7 milhões), Bahia (900 mil), Rio de Janeiro (700 mil) e São Paulo (700 mil).