Saúde

Sofre com a asma? Conheça alimentos que ajudam a reduzir os sintomas da doença

Dica é acrescentar alimentos que tenham nutrientes essenciais para o tratamento e tirar do cardápio os que podem agravar o quadro

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A asma consiste em um problema em que as vias aéreas ficam inflamadas e inchadas, a ponto de dificultarem a respiração. Existem remédios específicos para aliviar essa condição, mas você sabia que a alimentação também pode ser uma aliada para resolver ou ao menos amenizar o problema? A dica é acrescentar alimentos que tenham nutrientes essenciais para o tratamento e tirar do cardápio os que podem agravar o quadro - como industrializados em geral, gorduras, doces e massas brancas sem fibras, por exemplo.

Para esclarecer melhor o assunto, conversamos com a nutricionista Cristiane Coronel - que preparou uma lista com os alimentos mais importantes para tratar e prevenir as crises de asma. As informações são da Taeq.

1. Hortelã
Rica em vitaminas e antioxidantes, a hortelã entrega vários benefícios para a saúde - e, dentre eles, está a função de agir como um remédio natural para evitar o congestionamento do nariz e da garganta. "O suco ou chá de hortelã é eficiente para a redução dos sintomas", indica a nutricionista Cristiane Coronel.

E não para por aí: além de agir sobre as vias respiratórias, a ação expectorante que vem junto com a inalação do cheiro da planta também traz efeito calmante para todo o corpo.

2. Canela

Além do sabor característico, a canela também é indicada para o tratamento e prevenção da asma devido à presença de antioxidantes e de sua ação anti-inflamatória. A nutricionista indica usar a especiaria para preparar um chá ou junto com frutas, leite, iogurte e até com café - isso tudo para aproveitar os benefícios do cinamaldeído. "Essa substância, que é responsável pelo seu sabor e odor característicos, é um dos principais ativos anti-inflamatórios encontrados na especiaria", explica Cristiane.

3. Alimentos ricos em vitamina C - como acerola, limão, kiwi e laranja

A vitamina C é muito conhecida por ser um dos nutrientes responsáveis por ajudar a melhorar a imunidade do corpo, mas não para por aí! Ela também pode ser aliada de quem tem crises de asma por contribuir para a redução de histamina. "Essa substância é produzida pelo corpo nas crises asmáticas e alérgicas", esclarece a nutricionista.

4. Alimentos que tenham ômega 3 - como peixes de água fria, frutos do mar, linhaça dourada e azeite
Além de fazer muito bem para o coração, o ômega 3 também ajuda no tratamento da asma por inibir substâncias inflamatórias e vasoconstritoras - que fazem parte do processo de contração dos vasos sanguíneos. "Dentre elas estão as prostaglandinas, muito produzidas nas crises asmáticas. Além disso, o ômega 3 também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes", finaliza a profissional.