Saúde

Sofrendo com queda de cabelo? Entenda razão do quadro e como revertê-lo

Queixa pode ser considerada indício de doença psicodermatológica

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Você tem notado um aumento na queda do seu cabelo recentemente? O quadro pode ter tudo a ver com a situação de pandemia e o estresse em decorrência disso. As questões emocionais têm reflexo em sua pele. São as chamadas doenças psicodermatológicas.

Queda de cabelo não é a única situação. Outros exemplos são a piora da dermatite atópica, agravamento da psoríase e a volta das manchas brancas de vitiligo que já estavam pigmentadas. 

"Emoções são importantes fatores em todas as doenças de pele. Os estressores tanto internos quanto externos rompem o equilíbrio do organismo estimulando uma série de reações do sistema neuroendócrino afetando vários aspectos imunológicos das doenças da pele", explica a Dra. Márcia Senra, Coordenadora do Departamento de Psicodermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Diante do cenário, a SBD orienta que a população, nesse período de quarentena, invista em bons hábitos que vão ajudar a reduzir o estresse e prevenir alterações em sua pele, como prática de atividades físicas, ter um bom sono, se alimentar bem e ocupar a cabeça com atividades que causem prazer (desenhar ou realizar jardinagem, por exemplo).  Além disso, é importante ter uma rotina diária de cuidados com a pele.