Saúde

Sorriso de comercial: veja as dicas para evitar visitas ao dentista na quarentena

Como a recomendação é ficar em casa, os cuidados para não ter grandes problemas são diários

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Em tempos de quarentena, a recomendação é só sair se for extremamente necessário. Não à toa, a maioria dos estabelecimentos foi fechado, e os consultórios de odontologia não ficaram de fora dessa. Por isso, a saúde bucal merece bastante atenção nesse período também.

O odontólogo Edmilson Pelarigo, diretor clínico da OrthoDontic, afirma que simples atitudes fazem a diferença na saúde bucal e previnem a necessidade de consultas de emergência neste momento. Confira a seguir algumas dicas sobre cuidados com a boca e os dentes:

1-Não descuidar do básico

Em um momento em que as pessoas ainda estão lidando com as mudanças e se adaptando à nova rotina, elas podem deixar ou até mesmo esquecer de seguir os cuidados diários e essenciais: a escovação correta, três vezes ao dia, e o uso do fio dental.

2-Alimentar-se corretamente   

Aliada à escovação e ao uso do fio dental, uma dieta saudável e a diminuição do açúcar ajudam também na prevenção a cáries. Quem sofre de retração ou trauma gengival e raiz exposta deve evitar principalmente os alimentos ácidos.

3-Não utilizar remédios caseiros

Não há recomendação para que se faça a utilização de remédios caseiros, principalmente porque eventualmente podem causar problemas ainda maiores. Outra questão é a automedicação. Independentemente do motivo – sintomas de gripe ou dor no dente –, tomar remédios sem orientação profissional não é recomendável.

4-Evitar traumas

Pode parecer óbvio, mas neste momento de tensão e ansiedade em que todos vivemos, é importante cuidar do “apertamento” do maxilar, conhecido também como ranger dos dentes, que pode ocasionar dores e traumas nos canais.

5-Casos de emergência

Uma situação de dor pulsante ou fratura no dente não pode ser deixada para depois. Caso isso aconteça, procure o seu dentista imediatamente para que ele possa lhe instruir sobre como proceder.