Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Sorriso de propaganda: saiba como deixá-lo perfeito para o verão

Dentistas apontam procedimentos indicados para a saúde bucal

Redação iBahia • 28/12/2020 às 21:25 • Atualizada em 29/08/2022 às 5:59 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O verão já começou no Brasil. A época pode levar muitas pessoas a desejarem uma melhora no visual como um todo, o que inclui a parte dentária. A saúde bucal deve estar em dia, assim como nos outros períodos do ano, mas o verão pode ser aproveitado como aquele "empurrãozinho" para ir no dentista e fazer o seu sorriso ficar branco e saudável. Os dentistas e sócios da Spazio Oral Dylton Neto, José Medeiros Filho, Julia Torres e Renata Barbosa, mostram o melhor caminho para isso, com quais procedimentos buscar. Confira:

Clareamento

Para quem deseja conquistar o sorriso branco, o clareamento dental é um procedimento que visa restaurar a cor original dos dentes por meio da utilização de agentes clareadores e técnicas diferenciadas e adaptadas para as necessidades de cada paciente. “Os resultados são muito satisfatórios, dando um aspecto jovial ao rosto e deixando o sorriso mais harmônico”, afirma a dentista Paula Bandeira, que faz parte da equipe Spazio Oral. Ela é especialista nos procedimentos de profilaxia e clareamento e destaca que o tipo mais adequado vai variar conforme as necessidades de cada paciente.

“Realizamos um protocolo de clareamento que associa a técnica caseira com o procedimento realizado no consultório. Este é um dos métodos mais procurados, mas também tem o clareamento a laser, que é ainda mais eficaz; e o clareamento com luz ultravioleta, que intensifica a ação do gel clareador e ainda reduz a sensibilidade dentária após o procedimento”, explica a dentista.

Prevenção e limpeza

Além disso, a dentista destaca que vale aproveitar o período para fazer o check-up odontológico. A limpeza periódica é fundamental para remover acúmulos, detectar problemas e até mesmo doenças graves. “Mesmo com a higienização diária realizada em casa, é possível que ocorra o acúmulo de placas bacterianas e tártaro, que podem resultar em cáries, inflamações gengivais e outros problemas, como periodontites e até mesmo a perda do dente em casos mais graves. Como no verão, alguns hábitos podem se desregular, a profilaxia periódica se faz ainda mais necessária para garantir um sorriso saudável”, alerta a periodontista Renata Barbosa.

Kits de higiene

Para manter os dentes sempre limpos e evitar o acúmulo de alimentos com alto teor de açúcar (cariogênicos) como sorvetes, picolés, refrigerantes e bebidas alcoólicas, que ainda prejudicam o hálito, é muito importante ter sempre em mãos um pequeno kit de higiene bucal com escova, pasta e fio dental. “Como é mais comum passarmos mais tempo na rua, na praia, em passeios ou festas, vale a pena ter um kit básico no carro ou na bolsa. Não tem problemas em cometer excessos um dia ou outro, o problema é fazer da má higiene bucal um hábito”, destaca a dentista Paula Bandeira. Também é muito importante cuidar da saúde dos lábios e investir em protetores e hidratantes labiais para evitar rachaduras, ressecamentos e até mesmo feridas provocadas pelo excesso de sol na região.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde