Saúde

Substituição que faz bem: conheça os benefícios de consumir leite vegetal

O alimento pode substituir o leite de animal em todas as receitas e situações

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Quer investir em uma alimentação saudável? Você precisa dar uma chance aos alimentos mais nutritivos e naturais, um deles é o leite vegetal. O alimento pode substituir o leite de animal em todas as receitas e situações - café com leite, purê de batata, molho branco, bolo, sorvete, entre outros. 

Os leites vegetais não possuem colesterol nem gorduras saturadas, além de terem índice glicêmico baixo. Eles são ótimas fontes de vitaminas do complexo B e de nutrientes como sódio e potássio, que ajudam a equilibrar a pressão arterial e a manter a saúde cardiovascular. O portal Natue listou algumas opções de leite vegetal e seus benefícios para saúde. Confira: 


– Leite de soja: um dos tipos mais conhecidos, é rico em ácidos graxos, proteínas e isoflavonas, que ajudam a aliviar os sintomas da TPM. Pode ser usado em receitas e bebidas, porém pode coalhar quando aquecido.

– Leite de amêndoas: rico em vitamina E, magnésio, ferro e cálcio, pode prevenir a osteoporose e ajudar a fortalecer os músculos. Deve ser consumido frio.

– Leite vegetal de aveia: tem fibras, auxiliando na digestão e promovendo sensação de saciedade, e ajudando a reduzir o colesterol e os ácidos biliares do intestino. É naturalmente adocicado e cremoso. Pode conter glúten devido a contaminação cruzada.

– Leite de coco: naturalmente adocicado e de textura cremosa, pode ser utilizado em smoothies, bebidas quentes e em receitas doces.

– Leite vegetal de arroz: é rico em triptofano e vitaminas do complexo B, que podem ser benéficos para o sistema nervoso, além de possuir menor quantidade de gorduras do que os leites de castanhas. Possui textura leve e sabor adocicado, podendo ser usado no preparo de diversas receitas. Porém, pode ser líquido demais para ser consumido em bebidas quentes.

– Leite de avelãs: é rico em gorduras insaturadas e em vitaminas e minerais, ajudando no controle do colesterol e na regulação da contração muscular.

– Leite de nozes: considerada a bebida com maior quantidade de antioxidantes, é rico em vitamina E, ácidos graxos ômega 3 e 6, selênio, cobre, zinco e magnésio, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes.

– Leite de semente de girassol: é rico em vitaminas B6, E e K, e em minerais como cobre, zinco, ferro e fósforo. Possui propriedades antioxidantes e calmantes.

– Leite de gergelim: é uma excelente fonte de cálcio.

– Leite vegetal de inhame: ideal para receitas de bolos por ter um sabor neutro e suave.

– Leite de cânhamo: é rico em proteínas, vitaminas e minerais, podendo atuar fortalecendo o sistema imunológico, protegendo a pele e ajudar na saúde cardiovascular.